14.3.11

Benny Hill Madcap Chase


Benny Hill foi um actor cómico britânico, famoso sobretudo pelo seu programa de televisão The Benny Hill Show. A melhor memória que eu tenho do programa é a de um segmento em que Benny e um amigo eram Lixeiros tão entusiasmados pelo seu trabalho que punham tudo dentro do camião do lixo, desde lixo propriamente dito a mobiliário em bom estado e a velhotas em cadeira de rodas.

Outro chamariz do programa seria a inclusão de belas inglesinhas em trajes menores…que agora teriam idade para ser nossas avós.
O Show apresentava conjuntos de segmentos cómicos que envolviam muitas vezes perseguições a pé, em câmara rápida, acompanhadas pela famosa música do programa que toda a gente já está farta de ouvir.
Ora o jogo lançado em 1985 para o ZX Spectrum parece basear-se nessas perseguições pois tomamos controlo das acções de Benny que tem de roubar roupa e fruta sem ser apanhado.
Os gráficos deste jogo são bastante bons para a altura visto que a produtora, DK'Troniks, optou por seguir o mesmo estilo gráfico do seu sucesso anterior (um jogo do Popeye) em que as personagens têm um tamanho bastante maior do que é habitual neste tipo de jogos, o que lhes permite um grande nível de detalhe.

O som é quase inexistente mas talvez isso até tenha sido um acto de piedade dos criadores do jogo visto que ouvir continuamente uma versão 8 bits da canção-tema do programa deve ser duro…
Em termos de jogabilidade em si… era má! Bastante má mesmo! Os personagens correm muito lentamente (completamente ao contrário do que acontecia no programa de televisão) e este é um jogo que penso ter sido ambicioso demais para a época…porquê? Porque todo o jogo consiste em mover Benny entre 4 níveis de profundidade para que ele possa evitar os obstáculos na rua e o agricultor, a senhora da roupa e o sinaleiro carrancudo (seus arqui-inimigos) enquanto ele rouba roupa interior e fruta. Num jogo com gráficos puramente bidimensionais numa perspectiva completamente lateral é quase impossível perceber se uma cabine telefónica se encontra no plano mais próximo ou no mais afastado sendo a decisão tomada muitas vezes simplesmente ao calha. Ainda por cima os objectos “misteriosamente” mexem-se sozinhos por isso não adianta decorar o plano de cada um porque numa segunda passagem já não será o mesmo.


Se existe um jogo absolutamente relevante de ter um remake em versão 3D estereoscópico é este pois em 2D ele simplesmente não funciona. Saísse uma nova versão de Benny Hill Madcap Chase para a 3DS e seria um jogo simples (e repetitivo à brava) mas perfeito para demonstrar as potencialidades do 3D a nível de jogabilidade pois, efectivamente seria simples de perceber para onde nos deveríamos deslocar.
E nada me tira da cabeça que este terá sido um precursor de GTA pois os ingredientes base de roubo e perseguições já lá estavam todos…. Duma forma mais inocente e a pé.





Sem comentários: