11.3.11

CES 1990 - A última grande expo

Antes da E3, a indústria dos videojogos divulgava anualmente nos EUA, os seus produtos na CES (Consumer Electronics Show). No seu último grande ano, em 1990, tal como hoje, havia diversos lançamentos com enorme Hype. Vamos agora (21 anos depois) rever algumas curiosidades e jogos mais mediáticos dessa exposição.

 
Antes de tudo, convém observar acima, a disposição dos vários gabinetes. Como podem ver, na época a Nintendo era a empresa com maior representação na CES, seguida da Sega e da NEC. Estas duas últimas apostavam fortemente nas suas consolas de quarta geração - Genesis/Mega Drive e Turbografx 16. Os outros grandes representantes eram as produtoras de software; a Konami, a Taito e a Tengen (subsidiária da Atari).

A Nintendo nesse ano apostou na divulgação massiva do seu Game Boy, podem ver abaixo diversas estruturas com os jogadores a experimentarem a  "nova" consola, e um vendedor entusiasmado a falar dos diversos jogos.



Nesse ano, havia ainda outro sistema nipónico [NES] a ser suportado, e Super Mario Bros 3 era o fenómeno de vendas:


Do lado dos periféricos e merchadising não faltam artigos, desde o mais útil ao inútil. Podem ver na imagem seguinte a quantidade de itens desenvolvidos para o consumidor ter uma experiência de jogo "mais gratificante".

Não faltavam controlos alternativos...


...ou artigos para o consumidor viver os videojogos no conforto do lar.

 
Comandos de movimento? Ora bem, já existiam nesta época, neste caso foi anunciado o U-force.

 
Final Fantasy conheceu finalmente a sua aparição no ocidente.

Do lado da Sega (maior concorrente da Nintendo) a batalha vinha também em várias frentes. A Master System ainda tentou assumir-se (timidamente) no mercado e a Genesis começou a demonstrar as suas capacidades, juntamente com a sua biblioteca de Arcade. Sonic ainda era só um projecto nesta época...


 

Como maior curiosidade deste stand, apresentamos aqui o Cosplay oficial da Sega, para divulgar o Golden Axe, Phantasy Star e Moonwalker.


Os verdadeiros símbolos da virilidade (?) Sega...


...ou da Sensualidade (?).


Moonwalker, também esteve presente, numa versão ainda mais farsola.

Se fossem ao gabinete da NEC a tentativa de penetração no mercado chamava-se NEC Turbografx 16 e era um sistema bastante razoável embora nunca tivesse o suporte que merecia. Mesmo assim, aqui fica algumas das imagens da exposição:



Não era uma má consola, mas, o suporte de software era basicamente...pequeno.


Tal como a NES, não lhe faltava periféricos (esta imagem é da CES mas foi publicada numa revista japonesa)

Nos outros pavilhões, também existiam artigos interessantes e os audazes personagens Cosplay tentavam animar os visitantes com os seus "belos" trajes:



Quem são eles? Não sei...


Chip'nd Dale: Rescue Rangers era um dos jogos em destaque nesta CES.


Sexy? Ou talvez não... O que diram hoje em dia (21 anos depois) estas pessoas aos seus netos?


Cool spot também lá esteve... com os braços a saírem da cara??

E foi assim a última grande CES, no ano seguinte apareceu os primeiros esboços para aquela que seria a E3 (1995) e este evento acabou por perder a sua importância progressivamente. Mas, ficam aqui as recordações de um dos acontecimentos mais mediáticos para a indústria dos videojogos ocidental.









Sem comentários: