30.12.10

Dragon Ball


Quem não era viciado no Dragon Ball?Com certeza existem algumas pessoas mas são a excepção que confirma a regra pois as aventuras de Son Goku e companheiros foram uma febre nacional (e mundial) que apesar de ter acalmado, continua ainda a conquistar seguidores todos os dias.

Esta série começou por ser uma Manga (banda desenhada japonesa) criado por Akira Toriyama. Lançada em vários volumes entre 1984 e 1995, relatava a caminhada épica em busca das “Bolas do Dragão” (fetiche esquisito) … ainda por cima eram sete! Essas bolas de Cristal (chamemos-lhe esse nome para evitar situações constrangedoras) quando reunidas, permitem invocar um Dragão místico que realiza qualquer desejo, desde umas cuequinhas de menina, a ressuscitar uma pessoa ou até mesmo a população toda do mundo (tudo isto aconteceu na série).
Apesar de se encontrar facilmente este Manga em Portugal, principalmente em edições francesas, esta saga veio ao público devido à sua adaptação para Anime que, como acontece muitas vezes em produções japonesas, era praticamente simultânea ao Manga.
Tive conhecimento do Dragon Ball quando começou a ser transmitido na SIC e no inicio pensava que eu era dos poucos que ficava “colado” a ver aquilo mas passado algum tempo verifiquei que o caso já se tornava um fenómeno nacional.

Mas o que tinha afinal esta série de tão apelativo?Por um lado e puxando a brasa à nossa sardinha portuguesa, a dobragem era espectacular cheia de piadinhas relativas ao panorama nacional e as vozes em si eram bastante cómicas e criativas. Por outro lado, foi uma das primeiras séries deste género de Anime a passar na televisão portuguesa e fomos todos expostos de rajada à louca cultura japonesa em que os seus desenhos animados são completamente livres de tabus e misturam de forma tresloucada comédia, nudez e artes marciais! Sim, na primeira série, Son Goku ainda criança, andava constantemente nú sem e sem qualquer tipo vergonha pois era puro e inocente (e por assim ser era o único que conseguia ter como meio de transporte uma nuvem mágica). Por outro lado, a minha personagem preferida da série, o Tartaruga Genial, era um velho mestre de artes marciais …mas principalmente um tarado sexual.
Para mim um dos melhores momentos televisivos de sempre foi o episódio em que Bulma, a companheira de aventuras de Son Goku, uma bela moça de cabelo verde (que por vezes também aparecia menos vestida) estava na ilha do tartaruga genial e precisou de ir à casa de banho fazer as suas necessidades fisiológicas. O velho Tartaruga aproveita a oportunidade e usa uma cápsula para se tornar minúsculo e entrar disfarçadamente no WC. Com grande entusiasmo ele salta para cima da sanita e observa Bulma a desapertar as calças e, entusiasma-se cada vez mais e… escorrega para dentro da sanita saindo na tampa de esgoto fora da casa!

Fora esses “momentos hilariantes de tensão sexual”, a história girava sobretudo à volta da procura pelas bolas de cristal, os confrontos com o exército da legião vermelha (provavelmente militantes do CDU) assim como o treino e participação no grande torneio de artes marciais. Na Batalha Final do primeiro torneio, Son Goku defronta Jackie Chan! Não o verdadeiro actor mas o Tartaruga genial disfarçado. É uma batalha épica em que até a Lua é destruída! Porquê? Ora Son Goku ficava descontrolado em noites de lua cheia, transformando-se numa mistura entre Lobisomen e King Kong e a única solução encontrada pelo falso Jackie Chan foi destruir a Lua com um Kame Hame Ha.

“Kame Hame Ha” é o grito mítico que os personagens tinham que dar para conseguir lançar uma bola de energia, uma coisa um bocado semelhante ao “haduken” praticado por Ryu e Ken no Street Fighter…mas não me parece que eles conseguissem destruir a Lua. Nos dias 23 e 24 de Outubro, muito boa gente terá soltado o “Kame hame” que tem em si num concurso próprio para o efeito durante o festival Iberanime no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, mostrando que o dragão ainda tem força nas bolas (ok ok eu paro com a piadinha das bolas e do dragão!).
Ao longo dos episódios desta série conhecemos dezenas de personagens e muitas delas incrivelmente únicas e imaginativas. Krillin é inicialmente o colega e rival de Son Goku, é um rapaz estranho, careca, sem nariz e com 6 pintas na cabeça. Que eu saiba, nunca é explicado na série por que razão ele não tem nariz nem tão pouco isso é questionado, mas  vendo por esse prisma também nunca percebemos se a série se passa exactamente no planeta terra visto que tanto existem pessoas normais como animais falantes. Apesar de com o tempo ter sido ultrapassado nas artes marciais, Krillin deu-se bem na vida, cresceu-lhe cabelo e bigode e casou-se com uma bela andróide e tiveram uma filhita com um bom sistema operativo.


E o herói era, claro está, Son Goku, um miúdo muito ingénuo e arrisco a dizer, um bocado pateta até, que foi enviado para outro planeta pelos seus pais enquanto o seu planeta natal foi destruído. Onde é que já vimos algo assim? Ah, no Super Homem! Mas Son Goku é mais do que isso, é um super Guerreiro!
Mas sobre isso falaremos mais adiante… por isso não percam o próximo episódio que nós também não!

__________________________________________________________________________________________



*Este artigo fez parte integrante da revista gratuita e digital PUSHSTART n.º3, podem ler a revista aqui ou fazer o download aqui

Sem comentários: