18.12.10

Game over - Gráficos «desfocados»


Eu sou do tempo em que não havia gráficos… redondos. Tudo girava a volta de uma série de figuras, cheias de arestas e vértices.

Agora, quando pego na emulação de um videojogo, fico com a ideia: «isto realmente era muito quadrado, nem me lembrava de ser assim…». Mas, nem só de limitações técnicas dos sistemas se explica esta curiosidade, há igualmente um factor importante…as televisões antigamente não tinham boas definições, havia muito esbatimento da imagem, ou seja, um leve desfoque. Naturalmente, não existiam figuras com elevado «sharpness» no ecrã ! Mais… Grande parte eram a P/B, o que diminuía substancialmente a nossa experiência de jogador/gamer… Isto associado ao [poderoso] cabo RF; cuja capacidade qualitativa de som e imagem… era… bem, chamemos-lhe «razoável».
Alguns boatos interessantes até iam ao ponto de afirmar que o ZX 48k ou o AMIGA, caso fossem ligados aos televisores a cores, estes podiam explodir ou ficarem danificados internamente! Seria isto, verdade ou mentira? Ficarei sempre na dúvida, porque nunca me deixaram ligar o Spectrum a uma televisão fora do espectro do cinzento…

Agora, anos mais tarde [e quase um sabão], sei que os gráficos não eram só quadrados, mas também…desfocados!

__________________________________________________________________________________________



*Este artigo fez parte integrante da revista gratuita e digital PUSHSTART n.º5, podem ler a revista aqui ou fazer o download aqui

Sem comentários: