17.10.10

ZX Spectrum 16K e 48K [1/2]

Após o relativo sucesso do ZX80, o primeiro computador a ser vendido por menos de 100 libras no Reino Unido, originando a “febre” dos computadores domésticos em 1980, e do seu sucessor o ZX81, em 1981, sendo igualmente um sucesso comercial de vendas, em parte devido à linguagem de programação simplificada que apresentava. Sir Clive Sinclair, o seu criador, decide apostar num projecto mais ambicioso: o ZX 82.


Como o ZX82 tinha uma palete de cores baseada no espectro de luz visível, ao contrário dos seus antecessores que apresentavam uma imagem a preto e branco no ecrã da televisão, foi decidido renomear o computador para “Zed Ecks Spec-trum” (ZX Spectrum), para que fosse visto como um novo salto tecnológico em direcção ao futuro.



Em Abril de 1982 saiu para o mercado britânico o ZX Spectrum, com duas versões: a de 16K e 48K de memória RAM, sendo a memória ROM de 16k, em ambos os modelos.



A versão de 48k rapidamente se tornou a mais popular, já que era compatível com todo o software existente e que estava a ser desenvolvido, custando apenas mais 50 libras na altura do lançamento.

Esta pequena diferença no preço levou a maioria dos compradores a apostar na versão de 48K, a pensar no futuro.

Preços de lançamento:

Zx Spectrum 16K - 125£

Zx Spectrum 48K - 175£

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Processador

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O ZX Spectrum inclui o versátil microprocessador Z80A (clonde do NEC D780C-1) de 8 Bits, que trabalha a 3,50 Mhz, bem mais que muitos dos computadores da altura. O seu mais directo rival, Commodore 64, utiliza o processador MOS 6510 que trabalha a 0,985 na sua versão PAL.

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Gráficos e Resolução

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Graficamente possui uma palete de 7 cores à escolha, com 2 níveis de brilho, mais a cor preta, totalizando 15 cores possíveis num ecrã de televisão na resolução de 256 pixéis na horizontal por 192 pixéis na vertical.


Devido à limitação de memória do ZX Spectrum, como de todos os outros computadores da altura, de modo à palete gráfica não ocupar toda a memória quando utilizada sem limitações no grafismo, foi restringido o uso da cor, em que só é possível ter num quadrado de 8x8 pixéis unicamente 2 cores diferentes.

Esta limitação provoca os famigerados “atribute clash”, ou “color clash” (choque de atributos em português), que foi alvo de gozo por parte de utilizadores de outros sistemas rivais, aos do ZX Spectrum.

Acontece que os outros computadores da mesma época têm também este problema. Somente como o ZX Spectrum foi concebido para ser o computador a cores mais barato do mercado, não foi incluído nenhum processador gráfico, ou vídeo RAM extra que permita gerir sprites (blocos de gráficos) de forma independente da memória principal, como acontece no C64 ou no MSX, para evitar o “atribute clash”.

Graficamente tem também a capacidade de utilizar a função flash, que permite que duas cores alternem entre si de forma intermitente.

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Som

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A nível de som o computador também não foi muito afortunado na concepção. O ZX Spectrum incorpora uma pequena coluna interna que sai som de qualidade de 1 bit, gerado por 1 canal de som com 10 oitavas e mais uma variedade de semitons possíveis.

1 - Memória Ram  2 - ULA  3 - Processador 4 - PROM 5 - Coluna Som Interna (Speaker)

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Carregamento de Jogos e Programas

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A nível de suporte físico para jogos e programas, o formato que vingou e foi popularizado foi o de cassetes, devido ao preço barato de produção, e abundância das mesmas na época. Sendo que não era necessário comprar nenhum acessório extra para carregamento de programas, como acontecia com os feitos em Microdrive.


Bastava que tivéssemos um vulgar leitor de cassetes, com saída de som Ear, e poderíamos carregar qualquer jogo ou programa que desejássemos.

A baía de expansão do ZX Spectrum permite que sejam adicionados periféricos extras, como Microdrives ou adaptadores de “Joystick”. Este último era um periférico extra muito popular, uma vez que o Spectrum não possuía uma entrada de origem para “joysticks”.


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Basic

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A linguagem de programação disponível na ROM é o “Sinclair Basic”, que é uma evolução do Basic do ZX81, mas com melhoramentos significativos para uma programação mais facilitada. Uma vantagem é sem dúvida a inclusão do sistema de caracteres completo (ASCII), que permite usar letras maiúsculas e minúsculas.

Uma característica curiosa associada à programação é que cada tecla não contém somente o código de uma letra ou número correspondente, mas também uma palavra-chave da programação do Basic ou de caracteres gráficos. Ou seja: premindo uma tecla, ou um conjunto de teclas, escrevemos o comando associado à programação, em vez de o fazermos letra por letra. Premindo a letra “J “ automaticamente escrevemos “Load”.





Com o passar do tempo o Zx Spectrum original sofreu uma evolução a nível do design, sendo substituído pelo ZX Spectrum +, que saiu para o mercado britânico em Outubro de 1984.

Nesta nova versão o teclado de borracha, ou chiclete como era conhecido no ZX Spectrum foi substituído por um teclado mais profissional, que mudou por completo a estética do computador. Sendo também incluindo um botão de reset, para reinicializar o computador, algo que o 48K original não possuía.


Mas a nível de hardware nada foi feito que pudesse melhorar o desempenho dos jogos até a saída do Spectrum 128K em Setembro de 1985.
Fim da Parte I - Continua Zx Spectrum 128k

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