3.2.10

AMIGA 1200 - PARTE II


____________________________________________________________________________________________

Amiga 1200 Parte II


____________________________________________________________________________________________

Viva, cá estou eu de novo para continuar a falar do Amiga 1200.
Depois de ter falado um pouco sobre o A1200 versão fabrica, vou então falar dos upgrades, nomeadamente de como converter para torre e dar um pouco de poder de processamento.

Amiga 1200 Tower Project:

Desmontar a máquina:
- virar o dito de pernas para o ar e tirar os parafusos.
- virar de novo para a posição correcta e levantar com cuidado o plástico superior, sai bem mas tem o fio dos leds (power/floppy) aparafusado, pelo que temos tirar aqui também parafusos.
- já sem a parte de cima, vemos uma placa de metal com as teclas que está apenas presa por encaixe, é facil de tirar, mas mais uma vez com cuidado, temos agora uma fita verde ligada á M.Board, esta fita é o "cabo" que transporta o sinal das teclas (+/- como o cabo do teclado do PC), seguindo o cabo verde até á M.Board, tiramos o encaixe libertando assim a placa das teclas.

Na imagem em baixo, podemos ver um 1200 aberto, a floppy está do lado esquerdo e o HD no lado direito por debaixo das teclas.

- tirando as teclas, temos á vista a M.Board, a drive de disketes (floppy), e o disco rigido (se tiver)
- para tirar o disco rigido temos que tirar novamente uns parafusos... o disco será um de 2,5" igual a qualquer portatil PC, que estará ligado por conecção IDE na Board, o que também não custa nada tirar.
- tirar a floppy a mesma coisa... é uma drive tal e qual uma de PC (quando os Pcs tinham floppy...), a unica diferença é que no Amiga as disketes ainda eram de baixa densidade, mas formatas a 880kb em vez de 720kb... apenas algumas floppys de PC funcinam no Amiga, pelo que para arranjar uma nova não é facil pois não se encontra no mercado, temos mandar vir de fora, ebay é uma solução...
- tirando o disco rigido (HD) e a floppy, ficamos apenas com a M.Board, e novamente parafusos... tiramos todos e começamos a notar que a Board começa a abanar e a ficar solta, no entanto ainda está meio encaixada, pelo que temos que forçar um bocadinho para a tirar da base, mas não é dificil.

e pronto, temos o Amiga ás peças prontinho para meter numa caixa de PC.

Agora alguns comentários sobre a caixa:
- As caixas pc não estão adaptadas á arquitectura de Amiga, apesar da M.Board ter dimensões semelhantes, tem um layout diferente.
- Se conseguirmos uma caixa própria melhor, existem caixas feitas de prepósito para o Amiga, que é o caso da que eu tenho, uma "Micronik Infinitiv", neste caso o processo é muito mais facilitado.
- Se não tivermos uma caixa Própria para Amiga, temos que procurar uma que dê para adaptar, de preferência com bastante espaço interior e que seja de pouca espessura para podermos trabalhar a chapa, de modo a suportar a M.Board Amiga e as saidas (video/som/rato/teclado)
- podemos adaptar a nova caixa de modo a suportar a fonte de alimentação Amiga, mas não é viável pois os novos componentes vão consumir mais corrente e a fonte não vai ter potência suficiênte. Temos assim que usar um fonte PC. Para tal existem conversores de formato fonte AT/ATX para board amiga ou então para quem percebe de electrónica pode sempre fazer manualmente.
- O teclado terá também de ser de PC obviamente, para tal existem aqui também conversores de PS/2 para Amiga

Para arranjar os adaptadores e peças necessárias consultar:

www.amigakit.com
www.vesalia.de

são lojas on-line de confiança onde já fiz várias compras e nunca tive problemas.

(Continua brevemente com a parte III)

______________________________
Por Tiago L. Dias

1 comentário:

Ricardo Gouveia disse...

Tive o prazer de ter uma nas mãos, tive o misfortúnio de não esta não estar funcional.Gostava de ter experimentado a consola.De resto, bom artigo. :)