8.12.09

TOP 8 - J.Q.M.M.

TOP 8 DOS JOGOS QUE ME MARCARAM (por ordem cronológica e nostálgica):

O Top que se segue é extremamente pessoal. Não venho aqui afirmar de forma nenhuma que os jogos referidos sejam os melhores que existem, são simplesmente os jogos que joguei e mais me marcaram na minha infância e adolescência.

É um Top pessoal mas espero que seja interessante para toda a gente que o leia e que vos faça pensar um pouco sobre o vosso próprio TOP. Vão ver que irá trazer boas memórias!

1- Manic Miner (ZX Spectrum 1983)



Este jogo tem a mesma idade que eu mas lembro-me de o jogar talvez com uns 5 ou 6 anos. Fascinou-me o desafio necessário para passar cada nível que exige “coreografia” e timing perfeitos neste precursor das plataformas (tal como acontece ainda hoje nas aventuras dum famoso canalizador).

2- Prince of Persia (PC, DOS, 1989)



Impressionante sobretudo pela animação realista do herói, este jogo apresentava um ambiente solitário e tenebroso na exploração dum castelo das arábias em busca da dama em apuros. A luta contra o próprio reflexo e o salto de fé no último nível são momentos únicos e surpreendentes num jogo desafiante que nos obrigava a utilizar a mítica batota Poptrain para aumentar o número de vidas e tempo necessário para completar o jogo.

3- Prehistorik (PC, DOS, 1991)



Um jogo simples mas extremamente divertido e agradável de jogar em que somos um homem das cavernas que tem que ir caçando a comida para o seu jantar. A tecla de space do meu teclado nunca mais foi a mesma depois de ser usada para dar tanta porrada nos dinossauros, ursos e outros bicharocos. Os gráficos apresentam-se num género cartoon com personalidade e pormenores bastante cómicos. É um jogo de plataformas competente com destaque para as criativas lutas contra os bosses (só como exemplo, o primeiro grande dinossauro só cairá depois de ficar com o seu dedo do pé todo vermelhinho).

4- Streets of Rage (Mega Drive, 1991)



O primeiro jogo que acabei na mega drive e que além disso acabei muitas vezes. Este Beat ‘em Up é um dos poucos jogos que me fez sentir vontade de jogar do início ao fim diversas vezes simplesmente por ser divertido de jogar, tanto acompanhado como sozinho. Sinceramente houve muito poucos jogos em que vi o final mais do que uma vez…mas neste vi mais do que muitas!

5 - Street Fighter II (Mega Drive, 1992)



Continua a ser para mim o melhor jogo de luta de sempre. A variedade de golpes é diminuta mas não torna o jogo menos desafiante. Em duelo com amigos é uma prova de descoberta de quem é o mais rápido a dar um pontapé em salto seguido duma rasteira. Esta simplicidade é a base do jogo que fez com que o género de luta fosse o meu preferido… até que os jogos 3D começaram a complicar demais!

6 - Comix Zone (Mega Drive, 1995)



Aqui está um jogo completamente original no seu lançamento e que penso que ainda agora continua a ser único. É uma homenagem perfeita ao mundo da banda desenhada que transforma este beat ‘em up num jogo sem igual pois a acção desenrola-se saltando de quadradinho em quadradinho e, às vezes, até rasgando paredes entre eles. O único pecado deste jogo é deixar-nos de água na boca por mais, por ser curto, mas também por ser muito bom.

7 - Earthworm Jim II (Mega Drive, 1996)



Este não é um simples jogo de plataformas pois mistura num só pacote vários géneros e praticamente todos com bastante qualidade. Os gráficos e o humor são de grande qualidade fazendo-nos sentir que estamos a jogar um desenho animado de comédia (ligeiramente) negra. Desagrada-me apenas que o nível “puppy love” (em que temos que apanhar cachorrinhos atirados ao ar) seja mais longo do que o necessário e repetido três vezes no decorrer do jogo.

8 - Resident Evil (Sega Saturn, 1996)



Este jogo veio definir o survival horror como género favorito na minha fase de fim de adolescência. A partir daqui passei a escolher o que queria jogar não só num sentido de diversão mas também para sentir medo e desvendar mistérios. A pouca abundância de munições torna tudo ainda mais stressante e os gráficos e ângulos de câmera conferem-lhe um aspecto extremamente cinematográfico.

…eram assim os bons velhos tempos!

1 comentário:

Little Miss Sunshine disse...

Do que me foste fazer lembrar :)Já lá vão uma porrada de anos, estava eu coladinha ao meu potente MS-DOS com um montão de disquetes só para jogar Prince of Persia...ainda me lembro das caixas :pAgora do que não me lembrava era do nome do jogo que adorava e tanto joguei, no qual muitos dinossauros morreram à custa de tamanhas coças (uma vez mais - MS-DOS :p)Saudades dos tempos em que jogar era todo um ritual muito aguardado, e apesar de serem dos jogos mais simples, foram os que mais marcaram :)