27.11.09

METAL SLUG - Retroanálise


Munições ilimitadas. Armas especiais. Super veículos de combate. Tinha que ser Metal Slug. Raramente encontrei um título que me entretivesse e enfurecesse tanto, ao ponto de ser eu a desejar ter munição ilimitada para descarregar em cima dos criadores do jogo. Mas felizmente para mim, o divertimento eleva-se acima de qualquer outro aspecto negativo.

Uma série clássica em 2d criada para a NeoGeo, no estilo run and gun, por vezes mesclada com situações de bullet hell (daí a minha fúria!), consiste, muito basicamente, em escolher entre quatro soldados corajosamente suicidas que irão enfrentar hordas de inimigos. Pelo meio dos níveis teremos que libertar prisioneiros de guerra a precisar, desesperadamente, de ir ao barbeiro, que presenteiam o jogador com equipamento (armas especiais, bombas ou itens para aumentar a pontuação). O jogador poderá usar, em algumas situações, veículos de combate. Estes aparecem numa vasta gama mas raramente temos escolha sobre qual iremos usar. Pessoalmente, a minha adrenalina triplica quando monto em cima de um camelo e estilhaço os meus inimigos com uma metralhadora. Nice!


No entanto, existem situações em que temos que nos tornar quase super-humanos para podermos reagir num milissegundo e escaparmos da morte certa. Algumas lutas com Bosses são extremamente injustas porque são duros como diamantes e se não tivermos um fornecimento regular de armas especiais e bombas ilimitadas, o dedo vai começar a doer de tanto carregar no botão de disparo. Não sei o que é que os criadores do jogo esperariam de simples humanos…

O que mais ressalta é a longevidade da série, pois ao longo dos anos alguns dos seus títulos foram repetidamente incluídos no arsenal de diversas consolas (Saturn, Playstation 1&2, Xbox e Gameboy Advance), chegando mesmo a subir de posto e estão actualmente disponíveis para download para a Xbox 360, Wii, PSP e/ou Nintendo DS.


Tenho a certeza que quem quiser passar umas horas de extrema diversão com o coração acelerado não se vai arrepender de fazer download de qualquer um dos jogos da série Metal Slug.

Sem comentários: