2.10.09

TUTORIAL DOSBOX

Tutorial-Dosbox


Hoje em dia é muito difícil jogar jogos de MS-DOS no PC por questões de compatibilidade, felizmente temos um programa intitulado de “DOSBOX” que simula o ambiente MS-DOS. Deixo aqui um tutorial sobre como o usar, assim como algumas respostas a eventuais perguntas.
Após instalar o dosbox e o iniciarem deverá aparecer-vos algo semelhante a imagem 1 (em baixo).

A primeira coisa a fazer é criar uma repartição "C:" fictícia para que o programa pense que estamos mesmo num computador antigo, vamos imaginar que no windows todos os meus jogos antigos encontram-se no disco “D:”, na pasta “jogos”, ou seja o seu caminho no windows é “ D:\jogos “, então é-nos conveniente que o novo “C:” apareça nessa pasta ou seja no Dosbox escrevem: “mount c D:\jogos” em seguida devem receber a mensagem que a Drive C foi montada como a directoria que escreveram (imagem 2).

Agora mudem para a drive C: escrevendo “C:” e carregando enter
Agora escrevam “Dir” para ver as vossas pastas (imagem 3).

Vamos Imaginar que eu quero jogar o Dune, para entrar nessa pasta escrevam “CD dune” e carreguem "Enter" (imagem 4).

Se voltarem a escrever “dir” podemos ver os ficheiros que estão nesta pasta, mas regra geral os jogos DOS têm dezenas de ficheiros e encontrar-mos o que quer-mos pode demorar tempo, felizmente todos os ficheiros que iniciam os jogos têm uma das seguintes extensões: ".exe" ou ".bat "por isso escrevam “dir.exe” ou “dir.bat” e vejam se o jogo tem esse ficheiros (imagem 5).


Neste caso o jogo tem ficheiros de ambos os tipos, se escrevermos "install.exe" podemos mexer nas definições do jogo, activando som ou outros aspectos, nem todos os jogos precisam disso, mas o Dune é um caso em que só podemos ter som mexendo no ficheiro install.exe. Mas não se preocupem, regra geral estes programas de instalação tem uma função de procura automática para as melhores definições.
A única maneira de sabermos qual destes ficheiros inicia o jogo funciona pelo velho método da tentativa e erro, felizmente alguns jogos podem ser corridos por mais do que um executável, no caso do “Dune” este pode ser corrido se escrevermos “dune.exe” ou “duneprg.bat”

Possíveis Perguntas:


P: Onde posso fazer o download do Dosbox?
R: aqui


P: É legal?
R: Totalmente legal

P: É preciso pagar para usar o Dosbox?
R: Não, o Dosbox é inteiramente grátis.


P: Eu não uso windows, com que Sistemas operativos é o Dosbox compatível?
R: Com virtualmente todos os sistemas, OSX, Linux e até com a PSP, no entanto algumas destas versões têm problemas.


P: É possível jogar jogos MS-DOS sem o Dosbox?
R: Alguns jogos são compatíveis com windows, mas não são muitos e geralmente têm problemas.


P: O Dosbox é o único programa que simula o MS-DOS?
R: É o único que conheço cujo objectivo final é jogar.


P: O Dosbox corre todos os jogos MS-DOS?
R: Ainda não vi nenhum que não corresse na versão actual.


P:Como posso maximizar a janela?
R: Alt+Enter.


P: O Ficheiro de instalação do jogo não tinha nenhum método de procura automática para as melhores definições, o que faço?
R: Regra geral quando isso acontece é porque o jogo é compatível com várias placas de som diferentes, na época cada placa de som criavam música e efeitos distintos, alguns eram semelhantes ao som da SNES outros da da Megadrive, escolhe aquele que te agradar mais.


P: O jogo está muito rápido/lento, o que faço?
R: Ctrl+F11 diminui a velocidade, Ctrl+F12 aumenta a velocidade.


P: O jogo diz que precisa de CD para jogar, o que faço?
R: Tal como montaste a imagem do “C:” tens que montar uma para o CD, se tens o CD insere-o na tua drive, se não o tens usa programas como o Deamon tools ou o Alcahol 120% para criar uma imagem e um drive fictícia no windows, depois monta a imagem no DOSBOX.


P: Como monto a imagem de um CD no dosbox?
R: Vamos imaginar que o inseriste o CD ou a imagem do CD na drive G: tens que escrever o seguinte no dosbox: ““mount D G:\ -t cdrom” as palavras “cdrom” têm que ser escritas obrigatoriamente em letra minúscula.


P: Existe alguma forma de melhorar os gráficos?
R: Não que eu conheça.


P: Não encontro as teclas para controlar a minha personagem
R: Nesta altura o posicionamento das teclas era muito diferente , usava-se muito a barra de espaços e o "enter" assim como os números á direita das setas, se mesmo assim não encontrares as teclas necessárias é possível que as tenhas que definir tu próprio, o que nesse caso não te posso ajudar porque isso varia de jogo para jogo.


P:Como posso configurar o Dosbox?
R:Mal inicia o programa escreva "config -writeconf dosbox.conf" e carregue enter, saia do Dosbox entre na pasta do software, procure o ficheiro que criou (que também se chama Dosbox) e abra-o (usando um programa como o notepad, word ou notebook) e faça as alterações que achar necessárias.





IMAGENS










(Imagem 1)









(imagem 2)











(Imagem 3)











(Imagem 4)










(Imagem 5)

_________________________

(Por Gonçalo G.)

2 comentários:

Tainah disse...

Oi boa tarde, fiz este procedimento: "Como posso configurar o Dosbox?
R:Mal inicia o programa escreva "config -writeconf dosbox.conf" e carregue enter, saia do Dosbox entre na pasta do software, procure o ficheiro que criou (que também se chama Dosbox) e abra-o (usando um programa como o notepad, word ou notebook) e faça as alterações que achar necessárias." ocorre que, ao abrir com notepad, todos os meus arquivos ficaram com os ícones brancos. Meu windows é o 7, e não consigo de jeito nenhum voltar ao normal e nem acessar nada, o que devo fazer?

Stika disse...

Admito que ainda não usei o Windows 7, mas tenho alguma dificuldade em perceber a sua questão, quando diz arquivos refere-se a ficheiros .RAR e .ZIP ou refere-se apenas ao ficheiros do DOS-BOX?

De qualquer forma, vou admitir que o método de resolução é o mesmo que no Windows XP, clique no ficheiro que passou a dar erro com o botão de lado direito do rato, e faça "abrir com", isto irá abrir uma janela, no fundo dessa janela estará uma caixinha com uma frase que diz: "utilizar sempre este programa" , ponha um visto nessa caixinha e depois escolha o programa necessário para abrir.

deixo aqui uma imagem da janela e da caixinha que se deve clicar (o meu windows está em Inglês)

http://img51.imageshack.us/img51/783/11443603.jpg

Peço desculpa por qualquer inconveniente que o meu tutorial lhe possa ter causado