2.10.09

DUCKTALES - Retroanálise


Presumo que muitos de vocês se lembrem dos desenhos animados “ducktales” que passavam no “clube disney” na RTP 2 durante os anos 90, ainda hoje é considerado como uma das melhores séries da Disney e pessoalmente acho que merece todo esse mérito. Como é de esperar de tudo o que é franchising de sucesso, eventualmente recebemos alguns jogos baseados na série, as consolas receberam jogos de plataformas, que embora divertidos, tinham muito pouco de Ducktales, já o PC recebeu um jogo que tinha toda nostalgia do “Ducktales”.

____________________________________________________________________________________________

RETROANÁLISE


____________________________________________________________________________________________

Mal o jogo começa somos introduzidos com uma história que podia muito bem ter saído de um episódio do Ducktales. Glomgold, o rival do tio patinhas lança um desafio, o pato que ganhar mais dinheiro em 30 dias será considerado o melhor dos dois (faz tanto sentido quanto parece).

Temos duas formas de ganhar a aposta, comprar acções quando estas estiverem com um baixo valor nominal e vender-las quando estas subirem (sim, podem mesmo fazer isso), ou então viajar pelo mundo á procura de tesouros perdidos... Arriscando desnecessariamente a vossa vida e a dos vossos sobrinhos enquanto são perseguidos por múmias, os irmãos Metralha, a feitiçeira Min e dirigíveis que largam pianos e frigoríficos em cima de vocês...(Pessoalmente escolho sempre a segunda).


Começando no escritório do tio patinhas podemos saltar logo para acção ou então matar saudades enquanto mergulhamos no cofre cheio de dinheiro tal como víamos nos desenhos animados.

Quando passamos á acção, somos apresentados com um mapa do mundo, onde podemos ver os vários tesouros mundiais e os objectivos necessários para os atingirmos. Regra geral, cada tesouro envolve um mini-jogo e existem 4 diferentes: escalar montanhas, explorar selvas, descobrir cavernas e tirar fotografias a animais raros.


Explorar as selvas consiste num jogo de plataformas onde temos que nos desviar dos animais hostis enquanto pulamos, trepamos, saltamos por lianas e apanhamos diamantes (este mini-jogo é claramente inspirado no “Pitfall” para a Atari 2600). Escalar montanhas funciona da mesma forma, mas no sentido vertical usando um gancho para subirmos as ravinas. Explorar as cavernas apresenta-nos com um jogo de puzzles (temos que chegar ao tesouro antes que o tempo acabe ou que a múmia nos apanhe sem cairmos nos buracos sem fundo). Tirar fotografias é sem duvida o mais fácil dos eventos, simplesmente temos que tirar fotografias a espécimens raros de animais, como elefantes cor-de-rosa(Dumbo?) ou tigres com garfos na cabeça.


Para chegarmos a cada região do mapa primeiro teremos que voar até lá, neste evento controlamos o Launchpad Macquack no seu avião, enquanto evitamos 'desastres naturais' como alienígenas e pianos a cair do céu... De vez em quando, somos presenciados pela concorrência e temos de chegar ao nosso destino antes desta, se falharmos, esta chega ao tesouro antes de nós e terá mais dinheiro quando chegar ao fatídico 30º dia.


Graficamente e sonoramente o jogo envelheceu muito mal, sons mínimos e de fraca qualidade, mas ao menos temos a música da série, já os gráficos estão extremamente “granulados”.
Apesar do jogo ainda ser divertido (especialmente para os fãs da série) alguns aspectos são demasiado antiquados e desactualizados, o mini-jogo da caverna parece arcaico e o das fotografias apenas se safa pelo seu sentido de humor, o seu ponto mais forte é sem dúvida esse e o sentimento de nostalgia da série.

____________________________________________________________________________________________

VIDEOJOGO


____________________________________________________________________________________________

O jogo neste momento encontra-se em abandonware, ou seja, o seu download encontra-se fora dos termos da lei não sendo legal nem ilegal , como tal deixo aqui o download do seu jogo para quem quiser.

DUCKTALES_QUEST_FOR_GOLD

Para o jogar é necessário o emulador de MS-DOS chamado Dosbox cujo o download deste podemos encontrar aqui

Criei também um tutorial que mostra como usar o dosbox caso tenham algumas dúvidas.

1 comentário:

X disse...

Já respondi à vossa mensagem sobre uma parceria no forum Zwame.