19.10.07

Plataformas - ATARI ou 'TVGAME'- A pirataria e os clones



O ATARI 2600 foi uma das plataformas mais clonadas a serem importadas para Portugal (juntamente com a NES/FAMICOM). A massificação foi tanta, que muita gente ainda fala nos nomes das consolas piratas invés dos reais.

Pontos positivos

São conhecidas as versões 'TVGAME' do ATARI, com os seus 128/198/250 jogos embutidos. O que era bom, pois era bastante satisfatório gastar apenas uns trocos e virmos para casa apinhados de diversos jogos numa só consola. Estes apesar de pirateados eram bastantes bons e em termos de qualidade condiziam com as condições do hardware do nosso 'TVGAME'.

Pontos negativos

Como era um clone os materiais que o componham eram bastante frágeis e podiam-se partir facilmente - especialmente os joysticks e as pontas da consola.

Curiosidades

Grande parte dos jogos não tinha titulo, por isso inventavam-se os nomes quando os queiramos descrever, alguns era bastante obvio do que se tratava - casos do Superman, Spiderman, Karaté, Space invanders...Enquanto outros era mais difícil e passavam a ser chamados através da descrição precisa mas simples - 'aquele das naves com asteroides', ' o da galinha na estrada', 'jogo das escondidas'...

Muita pouca gente descobriu que nestas consolas podiam ser utilizados cassetes/cartridges para por outros jogos...Nem desconfiava para o que era aquela ranhura no topo do 'TVGAME'...Mas por outro lado, não havia muitas cassetes/cartridges disponíveis no mercado...

Conclusão

O 'TVGAME' era uma versão pirata,mas, e depois? O que importa é que era divertido jogar aqueles jogos todos e ficar ali fascinado a ver a festa do pixel a que se chamava 'videojogos'. Se não fosse por ele, muitos de nós não poderíamos ter tido a oportunidade de desfrutar a baixo custo alguns videojogos clássicos.

Sem comentários: