27.10.07

SUPER MARIO BROS - Retroanálise

Para muitos...o fenomenal dos clássicos ! !

Um dos jogos mais viciantes e deslumbrantes da NES/FAMICOM. Era simplesmente fantástico.
A nossa missão: salvar a princesa que está no castelo do malvado - mais um - Bowser. E prontos lá vamos nós a aventura.

____________________________________________________________________________________________

RETROANÁLISE


____________________________________________________________________________________________




A lógica do jogo era simples, chegar ao fim do nível - de preferência com alguns powerups - e apanhar o máximo de moedas possíveis (100 davam uma vida) . E no fim de cada secção do nível- eram 8 no total - enfrentarmos o Bowser, onde simplesmente temos de correr por baixo dele ou saltar por cima, tocarmos no machado e a ponte despedaçava-se e ele caí-a para o lago de lava.






Graficamente era muito bom para a época e o som ajudava a criar uma atmosfera - reparem como a música mudava nos níveis subterrâneos e nos subaquáticos ajudando a reforçar a mensagem do tipo de nível em que estávamos. A jogabilidade era intuitiva e simples, os controlos correspondiam ao que era necessário.

Outra vantagem é que podia ser jogado a dois, tendo o segundo jogador que esperar a sua vez e em invés do Mario tinha o irmão, o Luigi.

Pelo caminho vamos apanhando Powerups para nós ajudar a completar a nossa missão - um Cogumelo para duplicar o nosso tamanho e ter a capacidade de partir blocos, uma Flor para poderemos disparar bolas de fogo e uma Estrela para ficarmos invenciveis durante um período de tempo.


Os níveis tinham limites de tempo - findo o tempo, morríamos. Mas, afinal qual era a pressa?
Não era possível voltar atrás...Isso dava pequenos jinetes, porque as vezes ficávamos presos em certos locais do cenário e a única maneira de sairmos de lá era o suicido ou o reset da consola - ou seja, nenhuma das hipóteses era boa.

Depois de derrotarmos o Bowser no fim de cada secção 'surpreendentemente' lá aparecia uma 'pessoa cogumelo'' que nós informava que a princesa afinal estava noutro castelo...Lá tínhamos nós de ir completar outro nível e derrotar mais uma vez o Bowser e novamente...'Sorry Mario, but your princess is in another castle'...aí, que jinete ! E lá íamos nós a levar essa lenga, lenga até ao último nível...

Era possível encurtar a nossa viagem até ao último nível, escondido no jogo estavam algumas Warp zones, que serviam para saltarmos níveis - por exemplo, ir do nível 2 directamente para o 5.

Super Mario bros. determinou um novo tipo de videojogo, influenciando muitas 'cópias' do género em mais consolas - casos do Sonic, Alex kid, Mckids, Tiny Toons adventures, Kid Soccer...

Um bom jogo, ou melhor um excelente! Um dos mais populares (será que há alguém que não tenha recordação de pelo menos alguma imagem?). Quem teve a sorte de ter uma NES/FAMICOM deve ter jogado este jogo algumas centenas de vezes...E ainda hoje ficar com um pequeno sorriso só de pensar nele ou ficar com vontade de ligar a velha consola, agarrar um gamepad e ficar ali uns minutos infindáveis a jogar e a tentar acabar com o Bowser de vez !

9/10 - Som
10/10 - Jogabilidade
9/10 - Gráficos
9/10 - Valor Replay


Resumo: Jogabilidade, som e gráficos excelentes, pequenos jinetes mas que não prejudicam muito o videojogo.

_________________________________________________________________________________________________________

VÍDEO


____________________________________________________________________________________________


httpv://www.youtube.com/watch?v=JaLiNz0DKF4

Sem comentários: