3.10.10

PLAYSTATION/PS1 - Uma BREVE HISTÓRIA [c/vídeo]


O princípio dos anos 90 conheceu uma batalha histórica pelo mercado das consolas. Esta imensa guerra, inadvertidamente culminou com a entrada definitiva da Sony e da sua Playstation. Neste artigo dos OSVELHOSTEMPOS vamos [re]ver o seu inicio, desenvolvimento, peripécias, rivalidades e sucesso de um dos mais famosos e populares sistemas da história dos videojogos.

____________________________________________________________________________________________
Uma herança antiga

___________________________________________________________________________________________

Desde 1989 a Nintendo trabalhava com a Sony no desenvolvimento de hardware para as suas consolas. Sobre a supervisão de Ken Kutaragi da Sony, foi produzido um chip de som de 8 canais, para a Super Nintendo. Sendo o seu sucesso arrebatador e um dos pontos mais fortes deste novo sistema. Mais tarde, ambas as empresas estabeleceram um acordo para o desenvolvimento de um add-on que permitisse usar CD's, denominado por Play Station [duas palavras]. O projecto seria mais tarde cancelado, devido as várias divergências entre ambas as empresas.

No inicio a Sony [Ken Kutaragi] optou por terminar o projecto actual, licenciando a tecnologia da SNES para criar uma consola híbrida com cartuchos e CD's. Mas em 1992, esta ideia foi descartada. Em alternativa foi desenvolvido um novo sistema apoiado somente em CD's. Assumindo que uma possível competição contra a Nintendo, estaria perdida caso optassem por uma resposta imediata na quarta geração, a empresa nipónica decidiu esperar. Com o seu novo plano em marcha, em 1994 no Japão e em 1995 nos mercados ocidentais, aparecia assim totalmente remodelada; numa só palavra… A Playstation.

___________________________________________________________________________________________
"As produtoras de videojogos demonstraram serem receptivas ao novo sistema e as suas possibilidades extremamente vantajosas"

___________________________________________________________________________________________

O seu plano de inserção no mercado apoiou-se numa estratégia ampla. A consola apresentou um hardware sólido aliado ao fácil desenvolvimento de software, opções rentáveis para os produtores [suporte através do CD e baixas taxas de royalties], uma grande rede de distribuição  e a introdução de novos conceitos [memory card]. Claro que os gráficos em 3D também ajudaram substancialmente, assim como a forte campanha de marketing destinada a um público mais maduro.

As produtoras de videojogos demonstraram serem receptivas ao novo sistema e as suas possibilidades extremamente vantajosas. No inicio, a aliança com a Namco [Ridge Racer, Tekken] provou ser crucial. Rapidamente outras empresas seguiram-lhe o exemplo, especialmente no ocidente. Wipeout e Tomb Raider,  fariam a sua estreia no sistema da Sony e com eles, uma imensidade de público. Enquanto nos títulos exclusivos apareciam novas e velhas franchising surpreendentes - Gran Turismo, Chrono Cross, Silent Hill, PES, Crash Bandicoot, MGS, Battle Arena Toshinden … Mas, o grande apogeu aconteceu em 1997; quando a Square lançou o seu novo episódio da saga Final Fantasy na Playstation. Ajudando a cimentar [mais] a posição da Sony no mercado.
No entanto, não há bela sem senão; no meio de tantos jogos, muitos tinham qualidade extremamente duvidosa, feitos para cativarem um público menos atento e lucrarem rapidamente [KISS pinball, Simpsons wrestling, MTV sports…]. Mas, em última instância este foi o risco mínimo, naquele que se tornaria o reinado da Playstation.

___________________________________________________________________________________________
"O sistema só foi oficialmente descontinuado em 2006, após 11 anos da sua introdução no mercado. Um facto impressionante"

___________________________________________________________________________________________


Em 2000, uma versão compacta, redesenhada e a um preço atractivo, ajudou a prolongar o sucesso da consola [agora denominada por PSONE].

O sistema foi oficialmente descontinuado em 2006, após 11 anos da sua introdução no mercado. Um facto impressionante, só suplantado pelo Atari 2600 [14 anos]. Segundo os números oficiais de 2007, a consola vendeu mais de 100 milhões de unidades, sendo a primeira a passar esta barreira. Enquanto a nível de títulos, a contagem oficial aponta para um total de 7,902 jogos desenvolvidos.

Em Portugal, foi inicialmente distribuída pela Lusomundo, na época uma subsidiária da PT. Facilitando assim a sua penetração na rede nacional. Com o aparecimento de uma revista própria e  fortes campanhas de marketing por todo o  país,  tornou-se igualmente na referência da 5.ª geração, destronado facilmente a concorrência mais directa - Sega Saturn e N64. A consola foi tão popular, que desde a sua entrada no mercado, até a actualidade, existe uma forte legião de seguidores ao seu redor. Reflectindo-se hoje nas vendas soberbas da PS3.

A PS1 foi um sistema verdadeiramente marcante, tanto a nível internacional como nacional.

"É assim a vida na Playstation..."**

____________________________________________________________________________________

DOCUMENTÁRIO/BREVE HISTÓRIA:



____________________________________________________________________________________________



*Este artigo fez parte integrante da PUSHSTART n.º1, podem ler mais aqui ou via download aqui. A revista é gratuita.

** Slogan oficial de uma das campanhas da consola em Portugal.

Sem comentários: