27.9.10

Fifa 96 - Retroanálise [c/vídeo]




A série Fifa começou no longínquo ano de 1993, com o lançamento de Fifa International Soccer, a partir dessa data começou a aparecer pontualmente todos os anos um novo capítulo do jogo.
Fifa 96 na Mega Drive utiliza o mesmo motor do videojogo original, mas actualizado. Apresenta também alguns melhoramentos perante o seu antecessor [Fifa 95] introduzindo novas opções de jogo e uma base de dados mais realista [licenças oficiais]. Destacando-se igualmente  nesta versão, a aposta forte da EA nos gráficos.
As animações dos jogadores são fluidas e realistas, assim como as do público. Os menus são intuitivos e desempenham correctamente as suas funções.

_____________________________________________________________________________
«Os menus são intuitivos e desempenham correctamente as suas funções.»

_____________________________________________________________________________


Sobressaindo-se assim, em relação aos seus concorrentes temporais - SWOS ou Man Utd.     O som, a música e os efeitos sonoros apesar de sofrerem um pouco [devido as limitações sonoras da consola], são adequados. Correspondendo as expectativas, cumprindo plenamente a sua função.
Durante o jogo deparei-me com alguns pequenos detalhes históricos e outras preciosidades do mundo do futebol. Podendo este aspecto, levar os mais curiosos a investigar os jogadores mundiais e a sua relevância nesta época. Como encontrar Quique Flores no Real Madrid ou um jovem Figo no Barcelona. Existe também um modo de edição, com o qual podemos criar mais 16 jogadores, 4 equipas [talvez criar o SCP, SLB, FCP e o clube da terra], ou simplesmente realizar transferências e actualizar alguns conjuntos. O jogo possui igualmente  cerca de 11 ligas, onde não se inclui a Portuguesa, mas sim, as principais ligas europeias, a brasileira e outras... «estranhas»... Escócia? Suécia? Malásia? EUA? Enfim… Curiosamente não existem equipamentos listados [Celtic, Barça e quase todas as equipas italianas estão assim alteradas].



_____________________________________________________________________________
«...ainda impera a fabulosa táctica de pontapé para frente ou Kick and Rush.»

_____________________________________________________________________________

No relvado destacam-se ainda outras minuciosidades. [Uma pequena nota; confesso que não jogava há anos, mas quando peguei no jogo agora, comecei um torneio espanhol, o qual acabei em pouco menos de 1hora em dificuldade Semi-pro. Será que o jogo ainda flui no meu cérebro ou simplesmente tem uma mecânica simples?]. Cedo notei que qualquer remate do meio campo, mesmo que não vá para a baliza, o redes tenta sempre defende-lo; mas se estivermos dentro da pequena área o G.R não sai aos pés do nosso jogador, fica simplesmente impávido e sereno a espera do chuto. Também ainda impera a fabulosa táctica de pontapé para frente ou Kick and Rush. Embora o sistema de passes esteja muito melhor do que os seus antecessores; o melhor desempenho ofensivo ainda  é através do fussísmo/ individualismo. Correndo pela linha lateral e fazendo um remate cruzado. Aliás, esta forma de ataque tornou-se clássica nesta série da EA (fazendo parte do ABC de qualquer jogador de Fifa). Caso sejamos bem sucedidos, podemos ver um belo painel electrónico com diversas animações , seguindo-se de uma comemoração expressiva e personalizada utilizando os 3 botões do comando para colorir os festejos, com buzinas, gritos e foguetes.


_____________________________________________________________________________
«...a jogabilidade é bastante boa, destacando-se, os  modos de jogo 
envolvendo equipas nacionais e clubes...»
_____________________________________________________________________________

Esta particularidade torna-se ainda melhor, se tivermos a jogar contra um amigo e queremos dar ênfase a nossa qualidade goleadora [enquanto o nosso adversário espuma de raiva]. Caso joguem contra o CPU, esperem um desafio igualmente apropriado.

Após a vitória final em qualquer competição, tem direito a uma pequena faixa a dizer ''Champion'' e um Cheat Code. Se quiserem, podem então pacientemente acabar os vários torneios e ligas, para desbloquear as diversas batotas, o que aumenta a longevidade do jogo.
Basicamente; a jogabilidade é bastante boa, destacando-se também, os vários modos de jogo envolvendo equipas nacionais e clubes, através de amigáveis, torneios e ligas.



_____________________________________________________________________________
«Fifa 96 ainda é extremamente divertido caso seja jogado com 
dois ou mais jogadores.»
_____________________________________________________________________________

No entanto, esta não deixa de ser inferior quando comparada com alguns dos seus concorrentes mais directos - SWOS  ou ISS. Algo que ainda se denota um pouco até a actualidade, em que a série FIFA demonstra sempre bons gráficos e uma jogabilidade menos empolgante.

Fifa 96 demonstra ser um videojogo não muito envelhecido e extremamente divertido caso seja jogado com dois ou mais jogadores. Se forem especialistas em futebol, podem sempre divertirem-se a ver a base de dados; a encontrarem jovens jogadores, agora actuais estrelas ou mesmo a recordarem antigos astros.

Então, do que estão a espera? Vão ao armário, peguem na Mega Drive, no cartucho e deixem-se transbordar pela magia do futebol virtual dos anos 90.
____________________________________________________________________________________________

RETROANÁLISE EM VÍDEO [FIFA 94]

__________________________________________________________________________________



______________________________________________________________________



*Este artigo fez parte integrante da PUSHSTART n.º1, ler mais aqui ou via download aqui. A revista é gratuita.

1 comentário:

fifa 96 disse...

Thanks to share fifa 96 soccer post.