16.2.10

ILUSTRAÇÕES ZX Spectrum - AZPIRI


Por muito que seja fã de jogos de computador, especialmente dos de Zx Spectrum, a minha memória e recordações não se resumem única e exclusivamente aos jogos e sistema, existe toda uma panóplia de pequenos factores que fizeram com que a paixão por esse computador se tornasse especial nos dias de hoje, e um desses factores dá pelo nome de Alfonso Azpiri.

Mesmo sendo um nome desconhecido para a maioria dos jogadores, Azpiri, é sinónimo de fama e reconhecimento em Espanha, e no círculo Europeu de desenhadores de Banda Desenhada. Um dos motivos que impulsionou o seu sucesso e reconhecimento deveu-se ao facto de um simples desafio no longínquo ano de 1985, quando aceitou a proposta de Pablo Ruiz Tejedor, um dos fundadores da Editora de Jogos de Computador Dinamic Software, para fazer a ilustração do seu novo jogo Rocky. Quando as capas e desenho da publicidade dos jogos para ZX Spectrum era na maior parte dos casos marginalizado por ilustrações horrendas, Azpiri incutiu um grafismo profissional inédito, que claramente mostrava a direcção para qual os jogos de computador caminhavam, ou seja: o profissionalismo.

Azpiri mudou a maneira como a ilustração de jogos em Espanha passou a ser encarada após 1985, tendo influenciado outros ilustradores e desenhadores a entrarem neste mercado, como por exemplo Luis Royo, famoso pela sua capa do jogo Game Over, que acabou sendo censurada na Grã-bretanha (imagem em baixo).

O motivo que me levou a falar de Alfonso Azpiri, deve-se ao recente lançamento de um livro sobre as suas ilustrações concebidas para os jogos de computador. Spectrum de Azpiri, não é um livro técnico-teórico no sentido de profundidade histórica e explicativa, mas sim, um livro mais artístico, orientado para todos aqueles que cresceram admirando a sua arte, já que o seu conteúdo não é mais do que uma mostra de imagens com esboços e ilustrações finais dos jogos.
Infelizmente o livro só pode ser adquirido numa loja da Fnac em Espanha, mas facilmente pode ser encomendado online.

Em virtude deste lançamento está também a decorrer uma exposição sobre a arte do autor no mundo dos jogos de computador, que percorre de mês a mês uma cidade espanhola que tenha uma loja desta cadeia. Quem for este mês a Marbella, pode ver lá a exposição "Spectrum: del pincel al píxel".

______________________________________________________________________________
Capas de videojogos
______________________________________________________________________________
A empresa 'Dinamic' antes do trabalho de Azpiri:



A empresa 'Dinamic' depois do trabalho de Azpiri:


A Capa do videojogo GAME OVER em versão original (drta) e a censurada em Inglaterra (esq):

1 comentário:

Archeogamer disse...

So uma pequena adenda, as capas dos jogos Baba-Liba e o Saimazoom eram as ilustrações anteriores da editora Dinamic nos seus jogos, antes da parceria com Azpiri. Ligeiramente piores ;)