9.11.09

STAR CONTROL - Retroanálise


Lançado em 1990 Star Control é um jogo de estratégia por turnos com combate em tempo real, esquecido na sombra da sua excelente sequela (jogo esse que já avaliámos). Star Control tem muitas poucas semelhanças com esta, pois enquanto Star Control 2 era um RPG, o primeiro da saga é um jogo de estratégia por turnos. Criado pela mesma mente que nos trouxe o clássico “Archon” de tabuleiro para a Commodore 64 existe quem diga que STAR CONTROL é uma sequela não oficial deste videojogo.

____________________________________________________________________________________________

RETROANÁLISE


____________________________________________________________________________________________




Star Control oferece-nos a oportunidade de escolhermos entre duas facções, os “Ur-quan” e a “League of free worlds”, no entanto e ao contrário da sua sequela temos muito pouca informação sobre quem são estas raças e o porquê da guerra.


O jogo emdivide-se em duas secções, a primeira de estratégia por turnos e a segunda o combate em tempo real. Durante o mapa estratégico teremos que mover a nossa frota para os diferentes planetas, lá teremos que colonizá-los, miná-los e defendê-los. de modo a podermos aumentar a nossa frota e derrotar o nosso oponente, as nossas opções são no entanto demasiado limitadas se pensarmos em videojogos como “Civilization” estavam apenas a um ano de distância. Enquanto tomamos estas decisões o mapa em si vai rodando a sua posição continuamente como se tratasse das rotas gravitacionais dos planetas, esta medida embora interessante não acrescenta nenhuma estratégia ao jogo, apenas serve para nos deixar confusos e às vezes até enjoados.


Já o combate é muito semelhante ao Star control 2. Consiste em duelos de naves, e estes são travados até um dos lados ficar sem recursos para enviar, o combate é em tempo real. Cada aeronave possui 2 ataques diferentes e existem 14 modelos diferentes divididos pelas 2 facções. O Combate no entanto parece sofrer de alguns problemas que foram eliminados na sua sequela, neste jogo as naves maiores muito dificilmente escapam à gravidade dos planetas (gravidade esta que pode puxar-nos para o planeta e destruir-nos), a inteligência artificial quando se vê em desvantagem passa o tempo a fugir sem tentar atacar o que prolonga desnecessariamente os combates, por estas e por outras razões o combate acaba por ser bastante monótono.


Gráfica e sonoramente estamos perante um jogo que envelheceu muito mal, não existe música e os efeitos sonoros só com muita imaginação se assemelham ao que deveriam ser, isto seria aceitável se se tratasse da versão Commodore 64, o mesmo não se pode dizer de um jogo de MS-DOS de 1990. Os gráficos correm numa resolução muito baixa, são pouco coloridos e estão extremamente granulados.


Existe quem considere STAR CONTROL um clássico, mas pessoalmente acho que tal como a sua prequela “Archon” STAR CONTROL é um jogo que fica melhor nas nossas memórias do que propriamente no nosso PC.

____________________________________________________________________________________________

VIDEOJOGO


____________________________________________________________________________________________

Download: STAR_CONTROL

Sem comentários: