14.10.07

TEENAGE MUTANT HERO TURTLES - Retroanálise


Em fins da década de 80 e princípios da de 90, a loucura das Tartarugas Ninja chegava (finalmente) as plataformas de videojogos.
Foram várias as conversões feitas para as diferentes plataformas. A que vou rever é a versão disponível para NES.
_____________________________________________________________________________
RETROANÁLISE
 _____________________________________________________________________________

O jogo em termos de enredo leva-nos aos esgotos de Manhattan para mais uma vez derrotarmos a maldade do Shredder -ai, tão malvado que ele era - e a sua incrível panóplia de cúmplices.
Temos a nossa disposição as 4 tartarugas, cada uma com a sua especialidade - devido ao tipo de arma que possuíam. As melhores eram o Leonardo e o Donatello por terem as armas com maior alcance, enquanto que com o Rafael e Miguel Ângelo...Esqueçam, mais vale nem lá estarem, de tão inúteis que são com as suas armas de cácá, no máximo conseguem prolongar o nosso jogo com muito sofrimento.

Uma das grandes inovações era a possibilidade de podermos trocar de tartaruga ao longo do jogo em tempo real, o que era bastante útil, porque se tivéssemos a ficar sem energia, podíamos escolher outra e continuarmos a jogar até conseguirmos encontrar uma forma de lhe reabastecer a energia novamente.
As animações com a qual somos brindados após a conclusão de cada nível são das melhores produzidas para a NES. Nada de maçador, simples e directo e suficientemente boas para compreendermos a trama do enredo.
A jogabilidade é boa, os efeitos sonoros adequados - excepção para o 'bip' ensurdecedor de quando estamos quase sem energia... Aí, como isso me dava cabo da cabeça, ficava cheio de jinetes em frente á TV...
Em termos de gráficos eram bastante equilibrados para uma consola de 8bits.


O pormenor que se destaca com mais facilidade é a escolha dos inimigos...começa bem com inimigos patentes em grande parte dos merchandising das Tartarugas - Foot clan ninjas e os ratos do Baxter Stockman - e depois passa estupidamente para inimigos que eu nunca vi... o homem fogo, uns sapos num fato, raias voadoras...Enfim, um sem número de inimigos no mínimo, bizarros.
O jogo a partir de um certo ponto torna-se demasiado difícil... Quem jogou jamais, se pudera esquecer do nível subaquático com temporizador - nível 2 -, dos saltos e labirintos nos edifícios - nível 3 -, das plataformas cheias (ou melhor apinhadas) de inimigos desperados por nos aviarem -dos níveis 4 e 5. E sem esquecer que após começarmos um novo nível continuamos com a mesma energia com que tínhamos acabado o anterior... Este jogo dava-me realmente uns jinetes ! Aí...

Desafio qualquer pessoa a tentar acabar o jogo sem utilizares os 'continues' (que são apenas 2) e sem o recurso a batotas... Eu, nunca consegui.Uma verdadeira missão para uma Tartaruga Ninja!

Curiosamente, devido a censura do jogo em Inglaterra, a versão que chegou a Portugal foi a censurada. Invés de temos as Teenage Mutant NINJA Turtles, tinhamos as Teenage Mutant HERO Turtles. Tudo isto, porque o termo NINJA podia ser encarado como 'muito violento'...Enfim, eu nunca vi ninguém que quisesse andar a porrada ou tivesses pensamentos violentos só de pensar na palavra NINJA...


O Teenage Mutant HERO Turtles era um bom jogo, tinha os nossos heróis de infância, diversidade de níveis, e acima de tudo entretinha-nos. Um bom jogo naquela época que ainda hoje consegue por um sorriso nas nossas caras, enquanto ouvimos na nossa cabeça nostalgicamente a música das tartarugas...teenage mutant hero turtles, heros on the half shell, turtle power ! !

8/10 - Som
8/10 - Jogabilidade
9/10 - Gráficos
8/10 - Valor Replay


Resumo:Jogabilidade interessante, som e gráficos adequados, porém a escolha de inimigos fora do contexto TMNT e a dificuldade são os mais graves atenuantes.
_____________________________________________________________________________
RETROANÁLISE EM VÍDEO
_____________________________________________________________________________




1 comentário:

Killerbolt disse...

epa sinceramente foi um jogo xeio de bugs e situaçoes k nao funcionavam.Alem de que a jogabilidade era terrivel numa epoca em que ja se fazia mto melhor.Mas parabens pelo review.