15.10.07

Plataformas - O ZX Spectrum - LOAD "" ENTER


Quem não tem saudades deste menu ou chorar só de ver as cassetes ?

O ZX Spectrum da Sinclar foi um dos primeiros computadores a chegar a Portugal sobre o titulo de multi plataforma - editor de texto, calculadora, jogos e programação.

Existiam duas versões que foram distribuídas em Portugal, a 48K e a 128K. As grandes diferenças, além da capacidade de processamento era o facto de para o 48K ser necessário um leitor de cassetes em separado, mas para o 128K este já estava embutido.

Para podermos desfrutar de um simples jogo tínhamos de por uma cassete no leitor e escrever 'as palavras mágicas': load "" e carregar no ENTER. E depois, esperar, esperar, esperar e novamente...Esperar, durante 10/15/20/30 minutos enquanto o jogo fazia loading.

Sem esquecer que durante este processo havia o risco de o loading falhar. E nesse caso só restava afinar o leitor de cassetes...E repetir todo o processo mágico novamente.Uma geração de afinadores de cassetes de alta precisão nascia assim para o mundo...

Era especialmente frustrante chegar a meio do loading e ver a mensagem data error a aparecer no ecrã...Que fonte de jinetes aqueles pequeno leitor criava...Mas no fim, valia a pena.

Sem comentários: