4.11.10

Mega Drive - Uma BREVE HISTÓRIA [c/vídeo]


Contar a história da Mega Drive é quase como contar a história da própria SEGA. Tudo começou no início dos anos 80; a empresa possuía uma boa reputação nos jogos de árcades e tinha uma aceitável legião de seguidores. Com esta forte base, em 1983, apresentaram [modestamente] a sua primeira consola - a SG-1000. Todavia, conheceu só uma aceitação razoável, tanto no Japão como a nível internacional [EU, EUA].

Embora não tenha tido grande sucesso com a sua primeira plataforma doméstica, a empresa abriu caminho para em 1987 introduzir outro sistema chamado Master System. Mas, novamente, não conseguiu atingir plenamente os objectivos planeados. No entanto, a Europa e o Brasil, seriam excepções.

Apesar destes factores todos, ambas as consolas foram importantes, para cimentar alguma posição e nome da empresa nipónica no mercado. Mas, se a SEGA queria obter melhores resultados precisava de encontrar novas estratégias...

___________________________________________________________________________________________
Mega Drive - Mais forte do que tu?

___________________________________________________________________________________________
Graças aos sistemas prévios, a empresa começou a possuir experiência no mercado doméstico e após alguns anos de pesquisa e desenvolvimento, em 1988 no Japão… Surgiu a Mega Drive! Enquanto nos EUA em 1989 devidos aos problemas de registo do nome, foi necessário renomear o sistema para Genesis. Finalmente, em 1990 na Europa, tínhamos a Mega Drive.

Para se diferenciar da concorrência, a empresa começou a usar várias campanhas agressivas de marketing. A mais popular foi a redução qualitativa do mercado a um simples número. A Mega Drive era a consola com 16 bits e através disso distinguia-se da concorrência [a primeira versão tinha em letras douradas esta referência na sua estrutura]. Possuía também capacidade gráfica e sonora deslumbrante para a sua época, assim como utilizava controlos de formas ergonómicas.

Nos jogos disponha de boas conversões da excelente biblioteca arcade da SEGA [Altered Beast, Golden Axe, Hang on...]. Nas 3rd party tinha o apoio de várias  produtoras de renome; como, a Konami, a Capcom, a Namco, a Electronic  Arts… Curiosamente, alguns destes  videojogos foram apoiados por figuras populares, casos de Michael Jackson Moonwalker, Joe Montana football e/ou  Evander Holyfield's "Real Deal" Boxing. Mais tarde o aparecimento de uma certa personagem azul [Sonic] ajudou a cimentar ainda mais a sua posição no mercado.


No entanto, apesar de tudo isto, a Mega Drive não teve grande sucesso no Japão, em parte por causa da fraca biblioteca de RPG´s. Todavia, a história em outros países era diferente, a consola dominava no mercado norte-americano, sul-americano e Europeu.

Em 1991, com o aparecimento da SNES da Nintendo, uma nova batalha avizinhava-se. Desta vez a SEGA não queria ser dominada, apostou fortemente em campanhas de marketing anti-Nintendo, tentando assim apelar a ideia que a sua consola além de superior, era destinada a um público maduro. Apareceram slogans corrosivos como “Genesis does what Nintendon´t” e expressões como “Blast processador”, para evidenciar as capacidades técnicas da Mega Drive, quando comparadas a congénere da Nintendo.


A SEGA ainda investiu em mais dois sistemas que podiam ser acoplados na Mega Drive - Mega CD [1992] e a 32X [1994]. Mas com um preço muito elevado e poucos bons jogos disponíveis, ambas as plataformas não deslumbraram no mercado.

Mega Drive 2 + 32x + Mega CD

Pouco tempo depois, a empresa anunciaria o corte ao suporte e desenvolvimento de jogos para a quarta geração, para se focar totalmente na sua Sega Saturn. Seria assim o começo do fim da Mega Drive, finalizando a guerra da SEGA pelo controlo do mercado das consolas desta geração... Segundo vários historiadores, a Nintendo só conseguiu definitivamente ganhar a 4.ª geração, após a saída da sua congénere nipónica.

___________________________________________________________________________________________
Em solo Nacional - POPULARIDADE & HERANÇA

___________________________________________________________________________________________

Em termos mundiais a consola vendeu cerca de 40 milhões de unidades, sendo a plataforma de jogos mais vendida da SEGA. Em Portugal, o sistema conheceu uma vasta popularidade e foi a consola predilecta da 4.ª geração. Distribuída pela Ecofilmes, era comum encontrar material da marca em vídeo clubes ou lojas de electrodomésticos. Existia inclusive uma revista oficial da SEGA publicada em Portugal [chamada Mega Force], com artigos dedicados exclusivamente a esta consola . Curiosamente, ao contrário do resto da Europa, a Mega Drive só foi oficialmente descontinuada em solo nacional em 1998, rivalizado intensamente com a SNES. Uma batalha da qual saiu vitoriosa.

Revista Mega Force - publicação oficial da Sega em Portugal

Actualmente, é possível encontrar centenas de consolas [Mega Drive] e os seus videojogos em leilões online ou em feiras.

No Brasil, continua a ser produzida, com novos jogos e versões da consola.

No Brasil existe a Mega Drive 4, com o jogo Guitar Idol [2009]

Certamente um dos mais importantes marcos da indústria dos videojogos, que se reflecte hoje  nos diversos serviços e produtos para reviver um dos melhores sistemas da história dos videojogos.

____________________________________________________________________________________________
DOCUMENTÁRIO - MEGA DRIVE

____________________________________________________________________________________________


____________________________________________________________________________________________



*Este artigo fez parte integrante da PUSHSTART n.º2,  ler mais  aqui ou  via download aqui

Sem comentários: