17.5.10

ZX Spectrum - LIVRO


Foi disponibilizado recentemente e de forma gratuita o livro:

The ZX Spectrum Book - 1982 to 199x, do autor Andrew Rollings.

O livro abrange a década de 1982 a 199X(2), contendo 230 jogos num total de 256 páginas em papel impresso de alta qualidade e a cores.

cliquem aqui para o download:

____________________________________________________________________________________________

Análise


____________________________________________________________________________________________

O ZX Spectrum Book, está bem concebido, facultando bastante informação e sendo até bem detalhado nos primeiros anos de vida da época d’ouro do ZX Spectrum, no que respeita aos jogos focados.

Mas no meu ponto de vista o livro falha, quando aborda os jogos no período de 87 a 92. Sendo o período dos anos 90 quase inexistente.
O autor concebeu o livro sobre o ponto de vista dos jogos que jogou durante o período de vida comercial do ZX Spectrum, e não os melhores, ou de maior relevância e emblemáticos. Citando o próprio: “this book is not intended to be na all-inclusive history…it should be viewed as a record of my personal journey through the world of Sinclair gaming…”
Foram simplesmente ignorados alguns títulos fundamentais que fizeram o Spectrum sobreviver até aos dias de hoje, como são os exemplos de: R-Type, Rainbow Islands, Renegade/ Target Renegade.


Mas não se deixem iludir por esta abordagem do autor, à sua predilecção em relação à chamada época d’ouro do Spectrum, porque há sempre algo a aprender, ou uma história interessante por detrás de cada jogo escolhido e em cada análise escrita.

No final de cada análise a um jogo existe a pontuação dada ao mesmo pelas revistas da especialidade da época, o que não deixa de ser uma curiosidade interessante.

É sem dúvida um livro a adquirir por todos os fãs de jogos do ZX Spectrum, somente não é o livro definitivo sobre o mesmo assunto. Classificação: * * *(de 0 a 5 *)

Sem comentários: