9.4.10

Ranger X - Retroanalise

Se há algo que eu sempre adorei são Mechs; quem é que no seu perfeito juízo pode dizer que não gosta deles? Robôs gigantes a lutar entre si a destruir tudo o que lhes aparece à frente sem a menor preocupação para com os danos colaterais. Para mim quando estamos num mech, todos os dias é como se fosse natal e mal posso esperar que estes estejam prontos para uso comercial.


Enquanto os cientistas da NASA não se despacham a inventar mechs e jetpacks podemos sempre divertirmo-nos numa pérola desconhecida da Mega Drive chamada Ranger X.


Porque é que este jogo que foi editado pela SEGA é desconhecido perguntam vocês? Bem… na época aqueles “génios” da Sega preferiram gastar o seu orçamento a publicitar a Mega CD e todos nós sabemos como é que aquilo correu...


O jogo conta-nos que o nosso mundo foi invadido pela confederação de terroristas "Edgezone" e nós pilotamos o ranger X, um mech gigante com uma grande capacidade de destruição… ou pelo menos diria se o jogo tivesse história... Porque esta ficou exilada no manual de instruções e nunca vemos uma única referência a qualquer coisa, por isso eu prefiro inventar a minha história: "somos um mercenário vindo do espaço que quer conquistar o mundo e como resultado todos os governos do planeta Vulcano uniram-se contra mim(!)".


Voltando à realidade, Os controlos deste jogo são diferentes do que se pode esperar, por isso descrever-los é um pouco complicadoo botão "C" dispara para a direita, o "A" para a esquerda e carregarmos para cima no D-PAD permite-nos voar. Teoricamente é possível jogar e acabarmos o jogo apenas com estes controlos, mas se tiverem um comando de 6 botões então as coisas ficam muito mais interessantes, nas missões podemos ser ajudados por uma mota que podemos controlar separadamente com os botões X Y e Z , ou seja, controlamos duas personagens ao mesmo tempo e é isto o que torna o jogo tão especial, ainda hoje existem muito poucos jogos que tenham um conceito tão inovador como este.


O objectivo de cada nível é de destruir um número pré-determinado de alvos. Para nos ajudar temos um radar que nos dá a posição relativa destes alvos, de resto apenas temos apenas seguir a velha máxima de disparar para tudo o que se mexe.

Graficamente o jogo está excelente para uma Mega Drive, os níveis são tão coloridos que parecem saídos de uma SNES e têm uma pequena introdução em CG(!) e até temos direito a alguns efeitos pseudo-3D. Existe igualmente paralax scrolling. O som infelizmente não é nada de especial, os efeitos sonoros fazem o seu trabalho decentemente, mas a música não é nada de especial.

Ranger X é um tesouro esquecido da Mega Drive, é só uma pena que este seja tão curto (apenas 7 missões).



































































________________
Por Gonçalo Gonçalves

Sem comentários: