17.2.10

A ORIGEM DO RPG - parte 2

Após termos abordado as primeiras experiências digitais sobre a temática dos RPG, vamos agora rever os diferentes estilos e denominações desta temática, assim como de que forma os primeiros videojogos ergueram as raízes para os formatos e géneros actuais.

Assim sendo, as influências de videojogos como 'Wizardry' e 'Ultima' deixaram dois legados que ainda hoje perduram, pois estas foram responsáveis pelas duas escolas de RPG a que nós actualmente chamamos de “JRPG” e “WRPG”. Começarei primeiro por explicar a origem do JRPG.

O termo JRPG significa “Japanese Role-playing game”, no entanto esta denominação é mais usada para descrever um conjunto de regras e conceitos subjacentes a um sub-género dos RPG. Geralmente aplicado aos RPG's vindos no Japão, o termo no entanto é um pouco infeliz, pois muita gente assume que um JRPG é usado apenas para definir um RPG que veio do Japão.


Enquanto que o primeiro RPG japonês foi o 'Dragon Slayer' de 1984 (um dungeon crawler lançado pela Nihon Falcom Corporation), a verdadeira popularidade do JRPG apenas surgiu com o 'Dragon Warrior' de 1986 (ou 'Dragon quest' no Ocidente). A fórmula deste jogo seguia de perto a do 'Ultima III: Exodus' de 1983, pois ambos possuíam equipas, em vez de um herói solitário; uma forte narrativa para a sua época; usavam masmorras pré-concebidas em vez de aleatórias e eram importantes para a história, assim como tinham que ser conquistadas na ordem correcta dependendo de onde a narrativa indicava; as batalhas passaram a ser feitas num ecrã separado do jogo, tal como vemos na saga Final Fantasy, de facto não seria muito incorrecto dizer que se não fosse a saga 'Última', o 'Dragon Quest', o 'Final Fantasy' e a fórmula que associamos ao JRPG poderiam nunca ter existido.


As sagas 'Ultima' e 'Wizardry' deixaram no entanto um segundo legado, chamado o “WRPG” ou “Western Role playing Game”, esta designação, tal como no JRPG é usada para referir um certo conjunto de regras que se associam a um Sub-género do RPG que é maioritariamente usado no ocidente.


Neste sub-género os RPG’s focam-se na escolha e consequência das nossas acções, pois podíamos ser virtuosos ou malignos e isto teria um impacto na nossa equipa. Se não fosse por estas duas sagas é possível que hoje não estaríamos a jogar o 'Mass Effect 'ou o 'Dragon Age: Origins'.


Resumidamente poderíamos dizer que os JRPG focam-se numa perspectiva linear com uma forte componente narrativa e que os WRPG concentram-se em criar a maior liberdade possível para o jogador deixando a narrativa para segundo plano.


Separados agora os sub-géneros é-nos mais fácil distinguir-los e ver a sua evolução, esta até nas denominações se foi alterando, pois nem sempre estes jogos eram chamados de “JRPG” e “WRPG”, na verdade, durante os finais dos anos 80 e na década de 90 os JRPG eram chamados de RPG e o WRPG de “CRPG” (Computer Role-playing game). Isto deve-se ao facto que salvo algumas excepções o JRPG era apenas lançado nas consolas e o CRPG nos computadores. É difícil apontar precisamente quando e como é que os termos começaram a mudar, mas a verdade é que a partir do século XXI começava-se a ouvir cada vez mais os termos “JRPG” e “WRPG” em detrimento de “RPG” e “CRPG”.Na minha opinião isto deveu-se ao aumento dos dungeon crawlers ocidentais nas consolas (como 'Baldur’s Gate' e 'Champions of Norrath') e aos RPG’s lançados na primeira Xbox por parte de alguns dos Estúdios de WRPG’s mais famosos como por exemplo a 'Bethesda', 'Bioware' e a 'Obsidian'.


No entanto com as novas tecnologias passámos a ter vários jogos que têm elementos RPG, sendo o 'GTA' um exemplo disso. Isto gerou uma discussão que ainda hoje se mantêm sobre o que é um RPG, pois se nos basearmos apenas no subir de nível e atributos então o 'GTA' para todos os efeitos é um RPG. Mas existe uma linha de pensamento que nos diz que um RPG é apenas o descendente dos jogos Dungeons & Dragons, ou seja, apenas um jogo que nos obriga a tomar decisões, que nos dá a liberdade de desempenhar o papel da nossa personagem e que no trará as consequências das nossas decisões é que pode ser considerado um RPG. Sobre esta perspectiva quereria então salientar os videojogos como 'Final Fantasy' deixariam de ser considerados RPG e passariam a ser jogos de “Action Adventure”


Não existe nenhuma linha de pensamento geralmente aceite nesta questão, existe quem diga que 'Mass Effect' é mais shooter do que RPG, que 'Final Fantasy' é um jogo de Action Adventure e existem quem diga que 'GTA' é um RPG. Apenas o tempo dirá qual das linhas de pensamento será a próxima norma.


IMAGENS












O videojogo WIZADRY I.












FINAL FANTASY para a NES.















O videojogo DRAGON QUEST.




_______________________
por Gonçalo G.

Sem comentários: