9.2.10

A ORIGEM DO RPG - parte 1

Este artigo é um resumo do RPG e da sua origem, um género que tem mais de 30 anos, e com uma história algo confusa, espero com este artigo simplificar ao máximo a sua história.


O Role-playing game, ou RPG, como é mais conhecido é dos géneros mais antigos de videojogos que existem, sendo os seus primeiros relatos em computadores mainframe nas mais variadas universidades nos anos 70, mas existe uma pergunta que ainda hoje é difícil de responder e que gera discussões muito acesas, a pergunta é “O que é um RPG?”, o que é que o define? A história? O subir de nível? A verdade é que se seguirmos esta lógica até um GTA pode ser considerado como um RPG, por outro lado se não a seguirmos muitos jogos que são considerados RPG’s deixam de o ser.


Primeiramente teremos de começar nas origens do RPG, estes começaram originalmente como um jogo de mesa com dados entre amigos, destacaram-se logo dos jogos tradicionais, como o monopólio devido a um importante factor: enquanto que nos outros jogos de mesa os jogadores competiam entre si e este estava dependente da sorte, nos RPG os jogadores lutavam em conjunto por um bem comum. Cada jogador assumia uma personagem e “agia” como se fosse ela, ou seja, desempenhava o papel e tomava decisões que trariam consequências. O mais popular dos RPG’s de mesa é o famoso Dungeons & Dragons (D&D) que ainda hoje existe. Foi nesta marca popular que os primeiros videojogos de RPG se basearam e ainda hoje é uma forte influência nos RPG’s sendo o Dragon Age: Origins um perfeito exemplo .


Foi com base nas regras do D&D que assim se criaram as primeiras tentativas de RPG, estas eram na sua larga maioria criações de estudantes universitários usando os computadores de que dispunham. Desta forma, foi em 1975 que se criaram os primeiros registos de um videojogo de RPG, infelizmente existem poucos dados sobre esta época, pois cada universidade tinha o seu jogo, com as suas regras e provavelmente muitos deles nem nome tinham.

Em 1980 foi lançado o que é considerado como o primeiro jogo com gráficos, chamava-se “Rogue”, este foi dos primeiros “Dungeon Crawlers” na história dos RPG (nota: um Dungeon crawler consiste num jogo em que o herói tem de navegar labirintos e masmorras, matando monstros e recolhendo os tesouros que conseguir encontrar). Neste caso o rogue tinha movimentos por turnos, as mortes dos monstros eram permanentes e os labirintos eram gerados aleatoriamente. Rogue foi tão popular que todos os 'dungeon crawler' subsequentes viriam a ser denominados por “Roguelike” ou seja “como o Rogue”, é muito possível que se não fosse este jogo nunca jogaríamos pérolas como o Diablo.


Das várias tentativas de evolução dos “Roguelike” nenhuma foi mais bem sucedida do que duas sagas em particular, a saga “Ultima”(1980) do famoso Richard Garriet, também conhecido como “Lord British” e a saga “Wizardry”(1981). O primeiro possuía um mundo vasto para explorar, com cidades e pessoas do qual podíamos conversar ou até matar e as masmorras eram desenhadas na primeira pessoa criando um efeito 3D, já o Wizardry introduziu um sistema de classes e equipas, ou seja em vez de controlarmos um herói solitário, tínhamos uma equipa em que cada membro possuía a sua respectiva vantagem ou desvantagem.


Continua brevemente:)


IMAGENS
























Primeiras Mainframes
























Uma partida de Dungeons and Dragons.



















O videojogo ROGUE.





















O videojogo ULTIMA III - EXODUS.




















O videojogo ULTIMA .



____________________
por Gonçalo G.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente artigo! Como fã incondicional de RPG adorei ler.

Cumps, espero pela parte 2! ;)