8.2.10

AMIGA 1200 - PARTE III

Boas, vamos agora abordar a parte III do projecto 'AMIGA 1200'.Podemos agora ver (imagem em baixo)uma caixa própria para o 1200, reparem que a board entra na caixa por meio de uma gaveta. A fonte de alimentação (psu) é uma fonte normal de Pc.

Na outra imagem temos duas M.Boards do 1200, não são iguais, ao longo dos anos a Commodore fez algumas versões diferentes, mas que não diferem muito umas das outras.

A Board do 1200:
- Reparem no encaixe de expansão com 150 pinos, +/- como os pinos de uma placa Isa de PC, é aqui que metemos as placas de expansão tanto para memória como para novos CPUs, falarei disto mais adiante.
- os dois chips +/- a meio da board (rectangulos grandes) são as ROMs. Aqui temos o kernel/core da máquina. O amiga tem os principais comandos do sistema operativo nestes dois chips o que na altura tornava a máquina muito mais rápida pois estas funcões estavam disponiveis imediactamente e não necessitavam de ser lidas por diskete/hd/floppy. As Roms tinham cerca de 512KB de kernel e podem ser substituidas por outras versões mais recentes, (falarei disto mais tarde.)
- Do lado esquerdo da board,em cima na imagem, temos a porta PCMCIA que lê cartões compaq-Flash.
- as portas, de cima para baixo, temos as ligações de video por s-video, video composto e RGB depois as saidas audio stereo 8 bits e ainda portas para impressora e midi e as ultimas duas são para Joystck e rato.
- O CPU é um dos chips quadrados ali no lado esquerdo da imagem por cima do slot de expansão


E pronto para a semana começo a falar em cada um dos componentes, como montar, onde arranjar e como instalar.


IMAGENS















































Cumprimentos a todos.
Tiago L. Dias

Sem comentários: