6.1.10

MEGAMAN PC - Retroanálise


Não sei se devo chamar a este artigo uma retro-análise ou um “tesourinho deprimente” mas a verdade é que este jogo foi uma caixinha de surpresas e nenhuma delas agradável.

A primeira surpresa foi descobrir que em 1990 a Capcom lançou um jogo Megaman para o PC, admito que este ao princípio até soa bastante agradável mas acreditem que isto apenas torna a desilusão maior.

___________________________________________________________________________________________


Retroanálise


___________________________________________________________________________________________


O jogo começa numa portagem(?), onde temos de entrar num edifício guardado por um tigre robótico (este é ironicamente o inimigo mais difícil do jogo, e nem sequer é um boss). Depois de conseguirmos fugir do animal (e a palavra chave é 'fugir') entramos dentro do edifício onde finalmente vemos o menu de selecção de bosses. Aqui somos presenteados com outra surpresa, só existem 3 robot masters e todos eles parecem ter sido desenhados por alguém com muita inexperiência no assunto. Depois de escolhermos cada nível descobrimos que estes e os bosses são ridiculamente fáceis, eu acabei o jogo no primeiro dia em que o joguei, por outro lado existem alguns jogos megaman que passado uma década ainda não os consegui acabar. As armas que recebemos dos bosses são maioritariamente inúteis e uma delas acabou por ferir o megaman mais vezes do que propriamente os inimigos.


Os controlos do jogo são responsivos mas estão espalhados pelo teclado, disparamos na barra de espaços, pulamos no “J”, acedemos ao menu das armas no “Esc” e para escolhermos as armas carregamos em “P”,”V”,”D” ou “S” ou seja ao todo são necessários 7 botões (sem contar com as setas) para algo que numa NES 3 botões chegavam.

Graficamente o jogo também não é muito melhor, os bonecos são grandes, mas estão granulados, os fundos são maioritariamente estáticos e houve um fundo em particular que mes pôs um pouco mal-disposto.Sonoramente o jogo também não se safa, para começar não existe música de fundo, isto era prática comum para os jogos de plataformas no PC em 1990, mas para um megaman a falta de música desaponta, os efeitos sonoros são poucos, repetitivos e irritantes.


Pessoalmente diria que este parece mais uma partida que a Capcom pregou ao consumidor, a primeira vez que o vi pensei que fosse um jogo pirata não oficial ou um mod de algum jogo mais antigo, mas a verdade é que este megaman para o PC é verdadeiro, oficial e absolutamente terrível

Como sempre deixo um link para quem quiser experimentar o jogo:

http://rapidshare.com/files/327959006/Mega_Man__1990__Capcom_.zip

Sem comentários: