25.1.10

Commodore AMIGA Parte I - Uma introdução


Uma apresentação rápida:

Sou o Tiago e sou membro do classicamiga.com, site dedicado ao Commodore Amiga. Já tive um A500 e um A600 no inicio dos anos 90 que na época vendi para comprar novas arquitecturas, desde 2006 para cá adquiri um A600, um A1200 e um A1200T.

O Commodore Amiga é para mim um hobby e é sobre ele que venho escrever umas linhas. Vou fazer sempre que possivel, uns artigos sobre esta máquina fantástica, o seu hardware, os seus upgrades, os jogos...

____________________________________________________________________________________________

Introdução ao A1200


____________________________________________________________________________________________

O Amiga 1200 saiu em 1992 quando o Amiga 500 já era uma referência mundial, o objectivo foi dar continuidade ao A500 mas fornecendo uma arquitectura que permitisse mais poder de processamento, uma maior expansão de hardware e que continuasse a ser uma máquina acessível no preço. É o Amiga mais usado actualmente, pois, ainda continua a existir uma larga comunidade Amiga, onde se continua a criar hardware e software. Os amigas de hoje em dia estão mais potentes e continuam a ganhar competições na Demo Scene. Grupos de programadores como a “The Black Lotus” por exemplo continuam a vencer campeonatos de Demo Scene contra máquinas (pc) actuais.

Amiga 1200, principais caracteristicas:

CPU - 14Mhz (pode levar novo cpu em placa de espansão até 75Mhz)

RAM - 2 MB (pode chegar a 256 por placa de expansão)

1 IDE para HD ou Cdrom ou ambos via controladora/expansão

1 slot PCMCIA

1 slot de expansão (150pinos) para futuros upgrades de memoria e/ou novo processador.


Esta slot de expansão permitia meter no A1200 um novo processador Amiga/Motorola e ir até aos 75Mhz ou então mudando para sistema PPC levar o A1200 até aos 240Mhz, mas como dizem os puristas o PPC não é a mesma coisa pois a maquina fica com um arquitectura diferente e não corre o software amiga da mesma maneira.

Vou daqui para a frente falar do meu projecto A1200 Tower que é como o nome indica, meter o A1200 numa torre típica de formato PC para pemitir o upgrade de hardware pois o formato standard do Amiga não em muito espaço para novas peças e mesmo que se consiga o espaço a temperatura e a circulação de ar começam a ser um problema. Meter um Amiga 1200 numa torre é mesmo a melhor base para começar a expandir o Amiga.

Espero nos próximos dias, fazer a 2ª parte do artigo e começar a relatar mais em pormenor como expandir a máquina, falando de todas as peças, M.Board, placas de expansão, discos, cartões compaq flash, sistemas operativos, enfim um pouco de tudo.

Cumprimentos a todos!

Parte 2 deste tutorial aqui


____________________________________________________________________________________________

EDIT: Para verem quais foram considerados os melhores jogos para o Commodore AMIGA sigam este link

Sem comentários: