30.12.09

TUTORIAL DOSBOX - AVANÇADO

Tutorial Dos-Box: Como Melhorar o Desempenho


O primeiro tutorial do Dos-Box focava-se em conseguir correr-lo. Este guia está aqui para vos ajudar a correr um jogo BEM, pois apesar dos Dos-Box ser o melhor emulador de MS-DOS de que dispomos, existem jogos que correm lentamente e para isso podem ser necessárias algumas configurações extra.

Este tutorial vai estar dividido em duas secções, a primeira refere-se a configurações gerais que podem ser aplicadas a todos os jogos e a segunda a configurações para jogos mais específicos.

Nota: Este tutorial foca-se sobre na versão Dos-Box 0.73, se sair alguma versão mais recente e se eu achar que as diferenças são substanciais eu coloco um novo tutorial.



O primeiro passo será criar um ficheiro de configuração do Dos-Box, este já foi mencionado no meu tutorial anterior, mas desta vez explicarei em maior detalhe como funciona.

Escrevam no Dos-Box “config -writeconf dosbox.conf” tal como está na Imagem 1.

Isto cria um ficheiro .conf que também se chama “Dos-Box” que vos permite mudar as definições no Dos-Box, para o abrirem terão de usar um programa como o Notepad (Ver Imagem 2)

Nota: As versões anteriores à 0.73 já vêm com o ficheiro de configuração, mas não recomendo usarem versões anteriores devido a problemas de compatibilidade


Configurações Gerais


Aumentar os Ciclos: Esta primeira dica já tinha sido colocada no primeiro tutorial Dos-Box mas sinto que merece ser mencionada mais uma vez. Ao abrirem o Dos-Box carreguem CTRL + F12 e o Dos-Box aumenta os ciclos do CPU do vosso suposto computador antigo, estes aumentam em incrementos de 500 ciclos, por outro lado se o jogo estiver demasiado rápido podem diminuir os ciclos carregando CTRL + F11. Ao iniciarem o Dos-Box o normal é este ver 4.000 ciclos, no entanto lembrem-se que se aumentarem demasiado os ciclos o Dox-Box pode começar a exigir muito do vosso PC, regra geral não ultrapasso os 25.000 ciclos, mas isto depende de cada PC.

Aumentar a RAM: Mais uma vez, um que já tinha referido este anteriormente, o Dos-Box vem com a definição automática de 16 MB de RAM, infelizmente existem jogos que exigem mais do que isso (como foi o caso de “Blood”). Para aumentarem a Ram, abram o ficheiro de configuração que criaram e procurem o texto onde diz: “memsize=16” e mudem-no para “memsize=32” (Ver Imagem 3)

Aumentar o Frameskip: Frameskip quer dizer que o PC irá pular um certo nº de frames por segundo, se aumentarem demasiado isto afectará a jogabilidade do jogo, mas irá exigir menos do vosso PC. Para mudarem o frameskip abram o vosso ficheiro de configuração e procurem uma parte que diz “frameskip=0” e mudem para “frameskip=1” se o jogo continuar lento podem por em “frameskip=2”, mas não recomendo ultrapassar este número, o ideal será utilizarem o “frameskip=1” (ver imagem 4)


Todas esta modificações produzem resultados semelhantes para todos os jogos, as alterações que fizeram no ficheiro de configuração podem ficar guardadas como pré-definidas para o vosso Dos-Box que ele iniciará sempre com estes valores.

Neste caso os valores que eu dei são aqueles que eu uso, no entanto estes podem não ser os mais ideais, é uma questão de experimentarem e verem o que pudera ser melhor.


Configurações Específicas


Esta secção do Tutorial irá tratar de configurações mais específicas para certos jogos, não recomendo que as deixei como pré definidas no vosso Dos-Box, usem-nas para o jogo que querem jogar e quando estiverem fartos voltem a por como estava. Nesta parte do tutorial as imagens vão apenas ter o valores que o Dox-Box já trazia automaticamente para não se esquecerem dos valores que este assumia antes das vossas alterações. Estas modificações consistem em desactivar compatibilidades com certos aspectos do Dos-Box que não pretendem usar (como por exemplo Joystick), a maior parte destes passos consiste em desactivar emulação de som que não pensem usar, no meu caso, nas configurações de cada jogo costumo escolher o Sound Blaster, no entanto se preferirem por exemplo o Tandy podem desactivar a compatibilidade com o Sound Blaster.

Desactivar o PC Speaker: Se o vosso jogar não usar o PC speaker para produzir som podem desactivar-lo, vão ao ficheiro de configuração e onde diz “pcspeaker=true” mudem para “pcspeaker=false” (imagem 5)

Desactivar o Tandy Sound Support: vão ao ficheiro de configuração e onde diz “tandy=auto” mudem para “tandy=off” (imagem 5)

Desactivar o Disney Sound Support: vão ao ficheiro de configuração e onde diz “disney=true” mudem para “disney=false” (imagem 5)

Desactivar Joystick: vão ao ficheiro de configuração e onde diz “joysticktype=auto” mudem para “joysticktype=none” (imagem 6)

Desactivar Sons Midi: vão ao ficheiro de configuração e onde diz “mpu401=intelligent” mudem para “mpu401=none” (imagem 7)

Desactivar o Gravis UltraSound Support: vão ao ficheiro de configuração e onde diz “gus=true” mudem para “gus=false” (imagem 8)

Desactivar o Sound Blaster: vão ao ficheiro de configuração e onde diz “sbtype=sb16” mudem para “gus=none” (imagem 9)


IMAGENS











Imagem 1












Imagem 2








Imagem 3









Imagem 4








Imagem 5








Imagem 6









Imagem 7









Imagem 8










Imagem 9



__________________
Por Gonçalo G.

Sem comentários: