28.12.09

LEGEND OF KYRANDIA 2- HAND OF FATE- RETROANALISE

LEGEND OF KYRANDIA 2: Hand of Fate – RETROANÁLISE


Esta Excelente sequela do Legend of Kyrandia é considerado pelos fãs como o melhor jogo da trilogia e de facto sou obrigado a concordar, lançado apenas 1993 Hand of Fate é em tudo melhor que o seu antecessor.

RETROANALISE


Kyrandia está a desaparecer, edifícios e pessoas estão a evaporar-se magicamente, para resolver este problema decidiu-se investigar as “Anchor Stones” no centro da terra. Para esta perigosa viagem foi escolhida a alquimista Zanthia, a mesma Zanthia que nos ajudou no primeiro Legend of Kyrandia.

Neste jogo pode denotar-te claramente que a sua inspiração foi maioritariamente retirada da saga “Monkey Island”, pois existem várias diferenças na jogabilidade e no “feel” do jogo. Para começar, a dificuldade foi drasticamente reduzida e as mortes no jogo são bastante raras, na maioria das vezes só morreremos se arriscarmos a vida de propósito (só para vermos as formas originais de como a Zanthia pode morrer). Finalmente a ultima diferença é o maior foco no humor em comparação com o primeiro jogo.

Apesar destas diferenças não pensem que a qualidade do jogo desceu, muito pelo contrário, Hand of Fate é muito original, divertido, colorido e detalhado. Os puzzles são mais acessíveis, mas a sua dificuldade vai aumentando gradualmente, não pensem que acabarão o jogo facilmente, de modo a impedir que o vosso inventário fique demasiado cheio com itens inúteis o jogo divide-se em 6 capítulos e “limpa-vos” o inventário em cada capítulo. Outra facicilidade que o jogo vos proporciona é “recriar” os itens que possam ter gasto inutilmente, por exemplo se comeram um ingrediente para uma poção em vez de misturarem no vosso caldeirão esse ingrediente volta a aparecer no mapa, facilitando-vos muito o vosso trabalho.

Destaca-se também a diferença do uso de magias, enquanto que no primeiro videojogo estávamos dependentes pergaminhos e jóias que nos eram dadas, neste jogo estaremos a jogar com uma alquimista experiente, como tal temos de ver o nosso livro de receitas e procurar os ingredientes para criar as nossas poções, estas trazem o poder devastador de elementos como...homens-de-neve e ursinhos de peluche(!).

Graficamente o jogo está soberbo, o mundo de kyrandia continua colorido mas artisticamente sofreu uma grande melhoria, os edíficios, os seus habitantes, os costumes são todos muito imaginativos. A música e os efeitos sonoros tiveram também melhorias em relação ao anterior, a versão CD possui vozes para todos os diálogos do jogo e os actores são bastante melhores que os do seu antecessor, destacando-se o facto de a actriz que desempenha o papel Zanthia (felizmente) não ser a mesma do primeiro Legend of Kyrandia, esta mudança foi muito positiva, Zanthia tornou-se assim numa personagem que não deixará ninguém indiferente.

Pessoalmente recomendo este jogo para iniciantes e veteranos do género, o jogo não é demasiado fácil nem excessivamente difícil, está simplesmente no ponto. Reparei no entanto que durante as cutscenes o jogo ficava um pouco lento, no meu caso recomendo colocarem os ciclos do Dos-Box em 20.000 e o frameskip = 1, isto tudo está explicado no segundo Tutorial do Dos-Box que se foca na melhoria do Desempenho do Dos-Box

Como sempre deixo aqui o jogo disponível para download e mais uma vez recomendo a versão CD sobre a versão disquete



Versão Disquete:

http://rapidshare.com/files/325086858/Legend_of_Kyrandia_2__The_-_Hand_of_Fate.zip

Versão CD:

http://rapidshare.com/files/325082413/The_Legend_of_Kyrandia_Book_2_-_Hand_of_Fate___CD__.rar


IMAGENS




















































VIDEO

P.f.f. clique para ver no youtube

LEGEND_OF_KYRANDIA_2

___________________
Por Gonçalo G.

Sem comentários: