22.12.09

LEGEND OF KYRANDIA - RETROANALISE

LEGEND OF KYRANDIA



Lançado em 1992 a Saga Legend of Kyrandia foi a resposta da defunta Westwood Studios (Command & Conquer) ao emergente sucesso dos jogos point n’ click. De fact,o quem jogar Legend of Kyrandia certamente irá denotar muitas inspirações de outras saga point n’ click como por exemplo, King’s quest e Monkey Island, não que isso seja mau, pois quer Legend of Kyrandia como os jogos anteriormente referidos são merecidamente considerados como clássicos do seu género.

RETROANALISE


A História de Legend of Kyrandia fala-nos de Malcom, um bobo da corte que assassinou o rei. A rainha de Kyrandia apoderou-se da Kyragem, um amuleto que lhe dá enormes poderes mágicos, alheio disto tudo está Brandon, o nosso personagem ao visitar o seu avô é forçosamente envolvido nos problemas de Kyrandia. Após Malcom petrificar o avô deste, tomamos parte do videojogo, primeiro teremos de explorar o verdejante mundo de Kyrandia, resolvendo puzzles, falando com místicos que nos darão poderes e dicas sobre como derrotar Malcom e assim podermos vingarmo-nos. Em parte alguma poderá esta história ser considerada original, o jogo está bem ciente disso, como tal, esta passa para segundo plano e o jogo foca-se nos puzzles e nos diálogos com as personagens excêntricas de Kyrandia.

Pouco se pode dizer quanto à jogabilidade, esta funciona como qualquer jogo de point’n click, com a excepção que ao contrário de jogos como monkey Island não temos de clicar num sub-menu para escolher a nossa acção, em vez disso o jogo automaticamente assume a acção que o nosso personagem toma. Como foi anteriormente dito este jogo retirou inspirações da saga King’s quest e isso é especialmente notório na dificuldade, as mortes serão comuns e variadas, já para não falar que Kyrandia é um reino bastante confuso, houve uma gruta em especial em que fui obrigado a tirar um papel e caneta e começar a desenhar um mapa para poder atravessa-la.

Graficamente o jogo está muito bom, Kyrandia é colorida e jubilosa mas com os seus recantos escuros perigosos, a granulação no jogo é quase nula o que é um óptimo feito tendo em conta a idade do jogo. A música do jogo é boa, mas por vezes torna-se irritante, isto é especialmente notório quando estamos à horas a tentar resolver um puzzle e já ouvimos o mesmo loop da música pela 10ª vez, já os efeitos sonoros são mínimos mas aplicam-se bem à acção que estes devem desempenhar, é conveniente também referir que a versão CD deste jogo possui vozes gravadas para todos os diálogos do jogo, é só uma pena que a qualidade dos actores seja tão dispersa, se personagens como Malcom e Brandy Winne estão simplesmente perfeitas Personagens como Zanthia ou o Avô da nossa personagem têm actores terríveis.

Apesar de este não ser o jogo mais indicado para iniciantes no género, Legend of Kyrandia é um jogo relativamente acessível, a sua dificuldade só aumenta em algumas partes muito selectivas, no entanto quando isto acontece preparem-se para desafios a sério.

Deixo-vos dois links, o primeiro para a versão Disquete e o segundo com a versão CD, pessoalmente recomendo esta última, para usarem a versão CD recomendo visitarem o nosso tutorial sobre o Dos-Box



Versão disquete:

http://rapidshare.com/files/323678110/Legend_of_Kyrandia_1__The.zip

Versão CD:

http://rapidshare.com/files/323689725/the_Legend_of_Kyrandia_Book_1__CD_.rar




IMAGENS



















































VIDEO

P.f.f. clique para ver no youtube

LEGEND_OF_KYRANDIA
____________
Por Gonçalo G.

Sem comentários: