29.10.09

STREETS OF RAGE - RETROANALISE

STREETS OF RAGE (Beat ‘em Up. 1991 Mega Drive)


A minha Mega Drive vinha num bundle que incluía o "Sonic" e o excelente pack “Mega Games II” que continha o "Shinobi, Golden Axe e Streets Of Rage" num só cartuxo. Este último tornou-se imediatamente o meu preferido do conjunto e é um jogo que ainda agora é extremamente divertido de jogar.


RETROANALISE


Num pequeno texto introdutório descobrimos que um sujeito qualquer domina a cidade e cabe a Axel, Adam ou Blaze dar cabo dele e do seu numeroso bando de delinquentes. Sinceramente não presto muita atenção, pressiono start e começo a jogar.



O jogo resume-se a dar pancada a tudo que nos aparece à frente num óptimo exercício para desenvolver os polegares! Cada um dos 3 personagens seleccionáveis tem um estilo de luta diferente, o meu preferido sempre foi o Axel. Com o botão C salta, com o B dá murros e pontapés e com o A pede a ajuda preciosa ao carro de polícia que bombardeia todo o local (sorte a nossa nunca nos acertar).



Temos que passar 8 níveis enfrentando lacaios cada vez mais desenrascados já para não falar dos Bosses que são ossos duros de roer com destaque para os “gémeos gorduchos cuspidores de fogo” e as “raparigas saltitonas”.



Por fim chegamos ao Big Boss Mr. X que dá-nos a hipótese de nos unirmos a ele. Esta escolha pouco convencional é divertida apenas se jogada com um amigo pois temos que dar coça um ao outro (como se já não o tivéssemos feito em várias ocasiões ao longo do jogo). O crime não compensa pois se formos por esta via, depois do resultado da luta somos forçados a voltar dois níveis atrás e livrar-nos dos ressuscitados capangas até chegar à verdadeira batalha final com o Mr. X (que felizmente guardou as munições todas para si ou seria bem mais complicado enfrentar o seu exército se todos estivessem equipados com armas de fogo).



Eram assim os bons velhos tempos!


Jogabilidade 9/10: Quase perfeita, simples e divertida. É irritante apenas quando carregamos acidentalmente no A gastando desnecessariamente a ajuda preciosa do nosso amigo no carro de polícia.



Gráficos 8/10: Perfeitamente funcionais, com um bom detalhe e design de personagens. É um clássico imediatamente reconhecível.



Som 7/10: Música bastante boa, basta ouvi-la para recordar imediatamente o jogo. Há que dar destaque aos temas dos Bosses, particularmente motivadores para alegremente dar cabo daqueles tipos. Os efeitos sonoros são de qualidade um pouco duvidosa mas isso vem até acrescentar mais alguma nostalgia ao jogo.


Avaliação Final 8/10: É um óptimo jogo que apesar da sua idade continua a ser altamente divertido de jogar, principalmente com um amigo. Gosto inclusive mais deste jogo do que das suas sequelas, não sei se pelo seu forte valor nostálgico para mim ou ou quê, mas realmente não lhe mudava nada. Era um jogo obrigatório em 1991 e ainda é um jogo muito recomendável agora.


IMAGENS













_______________________
por João sousa

Sem comentários: