12.10.07

NINTENDO WORLD CUP - Retroanálise


Se possuisem uma Nintendo NES e quisessem jogar um jogo de futebol, podiam ir a uma loja e adquirir o NINTENDO WORLD CUP. Aliás, só podiam comprar este, porque não havia mais jogos da temática de futebol. Ou era este ou nada...


____________________________________________________________________________________________

RETROANÁLISE


____________________________________________________________________________________________


Primeiro somos enganados pela capa, parece uma coisa séria, até faz lembrar a capa do Kick Off ou do Itália 90. Mas não, o jogo leva-nos a uma perspectiva humoristica perante o futebol, os bonecos tem grandes cabeças, não há faltas, não há fora de jogos, só temos 5 jogadores, basicamente, é pontapé para a frente e porrada na outra equipa quando estamos a defender.

O jogo como é de 1989/1990 as equipas a escolher são as que participaram no Mundial Italia 90. Por isso, nada de Selecção Portuguesa ! Enfim, nada de novo, porque em grande parte da maioria dos jogos de futebol, Portugal não era uma hipótese, éramos sempre 'obrigados' a ter uma 'selecção de estimação' com a qual jogávamos nestes jogos.

Quanto ao jogo em si,de uma maneira geral a jogabilidade é fácil, os gráficos são simpáticos e o som agradável.

Como grande particularidade temos direito a 10 pontapés especiais (quase sempre de bicicleta) que são uma mistura com o Tsubasa. Cada equipa tem um diferente - alguns bastantes inúteis - e cabe a nós utilizáramos como bem queremos.

Agora estejam prontos para se fizerem o jogo sozinhos a adormecerem pelo caminho, o jogo torna-se tão fácil que somos confrontados com uma monotonia desgraçável. Ai, que se me dá um jinete quando fazia este jogo sozinho...Felizmente há passwords e podemos continuar noutro dia.

A outra hipótese é convidarmos um ou até três amigos (sim, era dos poucos jogos que dava para 4 jogadores) para aviarmos neles com a particularidade de podermos escolher o tipo de campo em que jogamos - o de gelo e de pedras são os mais populares, o primeiro porque derrapávamos para fora do campo sempre que fazíamos um carrinho e o segundo porque podíamos tropeçar nas pedras e ficar inconscientes.

Em geral o jogo era no mínimo capaz dos nos entreter durante uns tempos, a única desvantagem é que era mesmo o único jogo de futebol para a NES, não podíamos jogar a mesmo mais nada! Mas porque? Ó porque? Deixem-me jogar, eu só quero que me deixem jogar...

8/10 - Som
8/10 - Jogabilidade

9/10 - Gráficos

8/10 - Valor Replay


Resumo: Bom jogo, efeitos sonoros e possibilidade de Multi jogador divertida, porém pode se tornar aborrecido em modo de single player.

____________________________________________________________________________________________


RETROANÁLISE EM VÍDEO


____________________________________________________________________________________________



httpv://www.youtube.com/watch?v=GK3R3Xa9r2M

1 comentário:

Killerbolt disse...

HAAAAA fantastico.Isto foi um dos grandes jogos de fute antes de aparecer o sensible soccer ( mto mais simulaçao ) mas isto jogado a dois ,tres ou a quatro reinava emoçao ate ao fim dos minutos.hehe grande sim senhora grande como o cartuxo k é :D