1.12.10

NES - Uma Breve História


A história desta consola começa em 1983 no Japão com o lançamento da Nintendo Famicom. Depois deste sucesso inicial a Nintendo ponderou a entrada no mercado internacional, sobretudo no Norte-americano. Sendo este o mais ambicionado, mas igualmente o de maior risco. Devido ao crash dos videojogos de 1983, o público estava saturado de consolas e o seu interesse era portanto limitado.
 
A Famicom lançada no Japão em 1983.

Para entrar neste mercado aparentemente fechado, a Nintendo tentou primeiro vender a licença da consola as empresas americanas. Tendo conseguido um pré-acordo com a Atari; mas, que não obteve a conclusão desejada. A empresa nipónica decidiu então mudar de estratégia. Começou por redesenhar o sistema para se assemelhar menos a uma consola. Posteriormente, mudou o nome para ''entertainment system'' [evitando assim usar a palavra videogame] e associou-se a uma distribuidora americana de brinquedos. A World of Wonders. Facilitando assim a sua entrada nas diversas cadeias de lojas.
Em 1985 deu-se assim, o inicio a comercialização da NINTENDO ENTERTAINMENT SYSTEM [NES].


O “sistema de entretenimento” seria igualmente distribuído com alguns acessórios, para se assemelhar a outros produtos. Aparecia assim, um pequeno robot chamado R.O.B e uma pistola; a Zapper. Juntamente com estes acessórios eram também englobados os jogos Super Mario Bros, Duck Hunt e Gyromite [apesar destes dependerem dos seus respectivos pack's].
Surpreendentemente, a consola em pouco menos de dois anos reviveu o mercado [considerado] defunto dos videojogos na América do Norte. Conseguindo um share perto dos 90% [!]. Mais tarde na Europa, a estratégia de distribuição foi no inicio semelhante. Todavia, seria adicionado um pack diferente, onde se incluía a consola e 3 jogos, Super Mario Bros, Tetris e Nintendo-WorldCup.

No departamento dos videojogos disponíveis para o sistema, feitos pelas empresas 3rd Party a Nintendo tentou evitar os erros dos seus antecessores.

Através de um sistema controlado, todas as produtoras interessadas, assinaram um contrato de exclusividade dos seus títulos por 2 anos e estavam limitadas a produção total de 5 jogos anuais. Para evitar a pirataria foi embutido um chip de segurança na consola denominado por “10NES”. Qualquer jogo produzido fora do licenciamento oficial da Nintendo [supostamente] não funcionaria. No entanto, isto não impedia o lançamento de bons jogos. Apareciam aqui pela primeira vez algumas franchising's populares: Mega Man, Contra, Goal, Final Fantasy, Castlevania.. . Enquanto do lado da Nintendo, outros títulos tornariam igualmente célebres, como Zelda, Super Mario, Metroid, Punch out, Kirby, Kid Icarus

Posteriormente algumas empresas encontraram forma de circundar o chip de segurança, culminando em processos jurídicos e na maioria dos casos em produtos de qualidade duvidosa [Bible adventures, Sunday Funday... ].

Um dos jogos não oficiais, destaca-se a sua cor invulgar e a ausência do selo oficial da Nintendo.

Durante os anos seguintes a consola conseguiu dominar os mercados nipónicos e americanos, tendo o seu tempo de vida útil oficialmente cerca de 2.000 jogos. Sendo o mais vendido o Super Mario bros 3. Contudo, no mercado Europeu e Sul-americano [no Brasil é conhecida por Nintendinho], a consola teve só um sucesso aceitável.

Em Portugal, foi distribuída pela Chaves Feist lda em 1991 [data oficial], maioritariamente para lojas de brinquedos e cadeias especializadas em públicos infantis. Infelizmente, uma biblioteca de títulos pequena [cerca de 70], campanhas de marketing pouco apelativas e o seu preço, contribuíram para um resultado somente "satisfatório" do sistema.
 
Club Nintendo - revista oficial da Nintendo e NES em Portugal

No entanto, a consola conseguiu vender mundialmente cerca de 62 milhões de unidades [na época um recorde], tornando na referência da quarta geração. Oficialmente o sistema só foi descontinuado em 2003, um facto verdadeiramente impressionante.

Actualmente, graças ao Virtual Console na Wii,  é possível desfrutar da sua imensa biblioteca qualitativa de jogos, a preços apelativos.

A NES foi certamente uma das plataformas mais influentes na história dos videojogos.

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*Este artigo fez parte integrante da revista gratuita e digital PUSHSTART n.º3, podem ler a revista aqui ou fazer o download aqui

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