23.2.10

AMIGA 1200 - PARTE V

Parte V do tutorial dedicado a montagem do projecto 'AMIGA 1200'. Agora vamos abordar os sistemas operativos:
Temos para os Amiga 1200 standard o Workbench 3.0 e 3.1. Se estiver com potência extra (placas expansão), podemos meter o Amiga OS 3.5 ou 3.9.
Depois da versão 3.1 o Workbench passa a chamar-se Amiga OS. Ainda existem as versões 4.0 e 4.1 mas já são para A1200 com CPU Power PC, que não vou falar aqui.


As versões standard do workbench ("WB") 3.0 e 3.1 podemos instalar partindo de disketes (entre 4 a 6 disketes dependendo do que se instala). As versões 3.5 e 3.9 já necessitam de CD-ROM.


Podemos também instalar o sistema operativo e outro qualquer software pelo PC o que é muito mais rápido. Temos de ter para isso um emulador Amiga no PC (WINUAE por exemplo), neste método temos que ligar o HD ao PC via USB por exemplo (como se fosse um disco externo) e emular o Amiga, basicamente o que fazemos é simular o disco externo como sendo o HD IDE do Amiga e instalamos o que for necessário facilmente e muito mais rapidamente.


De notar que os emuladores para funcionarem requerem que se tenha as ROMs (também chamadas de Kicks ver artigo anterior) do Amiga em ficheiro, pois o sistema Amiga tem direitos de autor. Para arranjar as ROMs existem utilitários que tiram os ficheiros das ROMs fisicas do Amiga, quem tem um Amiga real pode o fazer que é legal para uso próprio, quem não tem Amiga real e queira emular existem outras maneiras de as obter...


Com o sistema operativo instalado em HD ou compaq-flash, podemos então instalar os programas necessários, via diskete ou emulação Amiga no Pc. No caso dos jogos temos um utilitário muito bom, o ("WHDLoad"). Este utilitário é gratuito (a versão registada demora menos 3 ou 4 segundos a carregar cada jogo) que permite ter os jogos no HD sem ter recorrer ás disketes. Este programa lê o ficheiro do jogo (slave) do HD simulando a leitura da diskete.
De notar que para os jogos que têm instalação para HD não é necessário este programa, mas são poucos os que têm, a maioria dos jogos não vêm com instalação nem tão pouco o sistema operativo reconhece o conteúdo da diskete. Estes jogos Amiga estão em formato Non-Dos que é basicamente uma formatação mais compacta que permite os jogos serem lidos mais rapidamente. A desvantagem é de o sistema operativo não reconhecer a diskete, para ler o jogo, inserimos a diskete e o Amiga lê directamente a diskete sem carregar o OS no HD, para carregar outro jogo temos que inserir a nova diskete e fazer um reset á máquina.


Para mais informações procurem por WHDLoad (atenção que a maioria dos jogos tem direitos de autor pelo que o download dos jogos pode ser ilegal). Uma nota sobre o WHDLoad, o programa necessita de uns quantos KB para correr, pelo que se tiverem por exemplo um A1200 com 2MB de RAM, certos jogos podem não correr porque os KBs necessários para o jogo + KBs necessários para o WHDload ultrapassem a Memoria disponível. Com uma placa de expansão de 4 ou mais MB conseguimos correr tudo.


Para quem não tem Amiga real, pode fazer tudo em modo emulação no PC, claro que não é a mesma coisa… embora a emulação seja perfeita parece que falta qualquer coisa…


__________________
por Tiago L. Dias




IMAGENS



1 comentário:

Anónimo disse...

Thank you mate !