19.2.10

AMIGA 1200 - PARTE IV


Olá a todos,
aqui estou de novo para continuar a falar do Commodore Amiga, depois das introduções sobre o A1200, nomeadamente da caixa e M.Board, venho hoje falar sobre o armazenamento de dados sobre a forma de disco rígido (HD) ou compaq-flash e como meter tudo ou quase tudo em disco de modo a evitar as disketes.

Como já tinha dito o A1200 tem uma ligação IDE na M.Board, esta IDE tem 44 pinos para uma ligação directa a um HD de 2,5" (HD típico de PC portátil). Podemos também usar um HD de 3,5" mas o cabo já será diferente, já terá de ser um cabo que converta 44 para 40 pinos e terá também de ter alimentação externa pois ao contrário do 2,5" que não tem cabo de alimentação o de 3,5 requer alimentação extra. Se tivermos uma conversão do A1200 para torre teremos os cabos para alimentar 1 ou mais discos de 3,5" mas caso o disco seja para usar no A1200 standard já não temos nem cabo de corrente, nem espaço físico para o colocar.

De um modo geral, qualquer HD IDE de 2,5" ou 3,5" funciona no Amiga desde que este seja menos de 4GB. Para discos maiores teremos de ter uma formatação especial no disco, falaremos disto mais tarde.
Voltando ao IDE, a M.Board só tem um saído, mas podemos ligar 2 HDs ou 1 HD e 1 CD-ROM. Temos para tal que arranjar uma controladora para poder usar os 2 em simultâneo. As melhores são caras, mas existem umas baratinhas que fazem bem o trabalho. Não requer drivers portanto é só ligar e já está. Ligamos a controladora via cabo IDE á Mboard, e ficamos com 3 ou 4 saídas IDE (depende da controladora) para ligarmos discos e/ou cd-roms. Algumas têm já ligação para HDs 2,5" e 3,5". O cd-rom necessita de drivers para funcionar com o sistema operativo.

(reparem bem na imagem, um cabo vem da board (que está por baixo da chapa), e encaixa na controladora, depois outro cabo sai da controladora e vai ao HD 2,5”, reparem ainda nas duas saídas disponíveis onde poderíamos ligar outro HD e/ou cd-com. Neste caso é uma amiga Standard com pouco espaço para encaixar discos, mas no caso de ser um projecto torre já não temos esse problema.)

No meu projecto, como tenho o 1200 numa torre a alimentação é pelos tradicionais cabos de 4 pinos. Cheguei a testar a controladora com 2 HDs e cd-rom em simultâneo sem qualquer tipo de problemas.

Outra possibilidade em armazenamento, é substituir por um compaq flash, para tal temos de arranjar um adaptador de IDE-44pinos para compaq-flash, existem vários no ebay por preços em conta, teoricamente tanto funcionam para Amiga como para PC.

(continua brevemente com os sistemas operativos)

Sem comentários: