21.11.10

TOP - Fenómenos nerd na internet

Neste grande meio de comunicação que mudou para sempre a nossa forma de estar na sociedade e no mundo surgem por vezes sucessos e fenómenos inesperados. Actualmente está cada vez mais na moda ser Nerd, basta ver pela quantidade de filmes que andam a estrear à volta dessa temática. Kick-Ass, Scott Pilgrin Vs the World, Youth in Revolt, são todos bons exemplos recentes da exaltação do que é ser um Nerd.

Mas o que significa afinal ser um Nerd? Bem, se estás a ler isto é porque provavelmente tens um bocadinho de Nerd em ti. Um Nerd é alguém que normalmente não tem jeito para o desporto a não ser que o mesmo se passe dentro de uma consola. O seu forte além dos jogos é mesmo ler Banda Desenhada e ser um ávido fã e conhecedor dos filmes mais obscuros. Além disso, evidentemente que passa a vida a navegar na Internet.

As celebridades que se seguem têm algo de Nerd em si mas são sobretudo grandes ídolos para o Nerd dentro de cada um de nós.

__________________________________________________________________

KEYBOARD KAT
__________________________________________________________________


Imaginem o “Isto só Vídeo” apresentado por um gato que toca piano e estarão relativamente contextualizados.
Na verdade o conceito é ainda mais simples do que isso. Vamos assistindo a um vídeo de algo aparentemente inocente até que a imagem muda para um gato vestido de azul com as patas levantadas a preparar-se para tocar órgão… percebemos que a ameaça está no ar e que a situação anterior vai acabar em asneira! E é o que acontece. Somos então brindados com uma pérola musical tocada pelo Keyboard Cat, como se dissesse, “eu bem te avisei!”. Brad O'Farrell fez essa combinação genial de vídeos pela primeira vez e desde aí criou-se um fenómeno viral com centenas de vídeos de todas as partes do mundo a homenagearem este gato que toca piano (mas que se saiba não falava francês).

Infelizmente o bichano morreu antes de todo este fenómeno à volta da sua imagem começar.

__________________________________________________________________

STAR WARS KID
__________________________________________________________________



Está aqui o perfeito exemplo de “tem muito cuidado com o que te filmas a fazer” do qual muitas raparigas de Hollywood (e não só) já sofreram as consequências.


Em 2002 um estudante canadiano decidiu gravar para a posteridade um vídeo de si próprio numa exibição algo tresloucada de artes marciais. Essa gravação foi feita no estúdio da escola por cima duma gravação de um jogo de basket e a cassete foi devolvida ao colega que lha emprestou. Segundo consta, só algum tempo mais tarde é que o colega reparou na inesperada pérola a que teve acesso e começou a distribuir a filmagem a um e a outro e rapidamente o vídeo foi parar à net com o nome“Jackass_starwars_funny.wmv”. Não tardou muito até que alguém revolveu editar o vídeo acrescentando sons e efeitos especiais para que a filmagem fizesse realmente jus ao seu título e assim se criou definitivamente o fenómeno chamado Star Wars Kid.

A partir daí este clip foi editado diversas vezes levando este personagem ao universo de filmes tão diferentes como Matrix, Senhor dos Aneis, Hulk, Kill Bill, entre outros.

__________________________________________________________________

JESSICA CHOBOT
__________________________________________________________________



Outra característica que não referi mas que é típica de um Nerd é… bem digamos que normalmente têm as hormonas aos saltos! Quando aparece uma carinha laroca com um belo rabiosque que ainda por cima gosta e fala de jogos e Animés cria-se instantaneamente uma celebridade.


Jessica sempre teve consolas e PCs e sobretudo uma enorme paixão pela cultura nipónica. Tinha um emprego comum e ia fazendo alguns trabalhos como modelo até que decidiu levar para uma sessão fotográfica a sua PSP novinha em folha e, em jeito de brincadeira, uma fotografia dela a lamber a PSP foi tirada. Por sugestão de um amigo enviou essa foto para o famoso site de jogos Kotaku na esperança de ter os seus 15 minutos de fama. A foto foi publicada e a aceitação do público foi enorme pelo que Jessica foi convidada para escrever artigos para essa publicação. Isso deu-lhe acesso a ir à famosa exposição de jogos E3 onde, numa festa em que não foi convidada, conheceu a equipa do famoso site IGN que a convenceram a trabalhar para eles.

Jessica aparece desde então num segmento de vídeo diário chamado IGN Daily Fix.

__________________________________________________________________

STUTTERING CRAIG
__________________________________________________________________



Aqui está um rapaz empreendedor que decidiu fazer um site com podcasts e vídeos sobre a sua paixão, os jogos (principalmente os antigos). Juntamente com o seu amigo Handsome Tom formaram o famoso site ScrewAttack .


Os Tops do ScrewAttack são sempre inspiradores e, tal como Stuttering Craig avisa frequentemente, altamente pessoais, não admite por isso críticas porque cada Top simplesmente ilustra os gostos (ou “desgostos”) e preferências de quem os escreve. Esse é o princípio que estou a usar neste preciso momento. Um dos grandes trunfos da ScrewAttack é a sua parceria com James Rolfe, O Video Game Nerd, pois sem dúvida que a fama que conquistou trouxe muita visibilidade para este projecto.

A relação entre os fundadores do Screwattack azedou e Handsome Tom retirou-se (mas aliou-se ao ThatGuyWithTheGlasses) mas Stuttering Craig não se deixou ir abaixo. Actualmente a ScrewAttack organiza dois eventos anuais, o Iron Man of Gaming e o SGC (ScrewAttack Games Convention).

__________________________________________________________________

NOSTALGIC CRITIC
__________________________________________________________________



Figura principal do “portal” ThatGuyWitheGlasses pareceu-me a início apenas uma cópia do VideoGameNerd mas que em vez de criticar enraivecidamente jogos antigos maus, critica filmes e desenhos animados antigos maus.


Sem dúvida que Nostalgia Critic vê no Nerd uma referência e inspiração tal como se pode perceber pelos diversos vídeos em que as duas personagens se confrontam mas o seu trabalho e persistência têm mostrado que é alguém realmente bom no que faz: ser nostálgico e criticar com raiva e piada.
Douglas Walker (nome verdadeiro do Critic) tem outros “programas” e personagens/personalidades como o 5 Seconds Movies, Burn Reviews, e o Ask That Guy que valem a pena ser vistos.

O seu “portal” engloba já uma quantidade bastante considerável de figuras que merecem sem dúvida menção honrosa como o Spoony (que também critica filmes e jogos), Linkara (o objecto da sua raiva é “banda desenhada má”) e Nostalgia Chick (a versão feminina do Critic que se dedica a filmes mais direccionados ao público feminino).

__________________________________________________________________

ANGRY VIDEO GAME NERD
__________________________________________________________________



Em primeiro lugar deste Top não podia estar outra pessoa que não James Rolfe. Para perceber a sua importância basta ver que foi referido nos dois lugares anteriores. As suas primeiras críticas a jogos ainda em cassetes VHS que mostrava aos amigos, sendo que o primeiro vídeo post na net criticava o jogo Castlevania II. Apesar disso, só no vídeo seguinte Dr Jeckill & Mr Hyde é que ficou definido o seu nome e imagens de marca (Isto porque o jogo era tau mau que ele sentiu a necessidade de dar a cara para mostrar o seu sofrimento). Sempre com a sua camisa branca com canetas nos bolsos fala sobre os jogos da sua infância e de como podem ser incrivelmente frustantes e muitas vezes com erros inacreditáveis. Isso faz qualquer homem perder a calma e, apesar dumas goladas da sua cerveja preferida para relaxar, às vezes explode e envolve-se em batalhas com os personagens dos jogos que critica. Começou a ganhar fama e criar mais vídeos, levando ao aparecimento de um novo género de crítica nostálgica e raivosa.


Este é o Nerd que revolveu comunicar e isso inspirou e deu voz à comunidade Nerd escondida nos seus quartos.

__________________________________________________________________________________________



*Este artigo fez parte integrante da revista gratuita e digital PUSHSTART n.º2, podem ler a revista aqui ou fazer o download aqui

Sem comentários: