Segundo noticias apuradas pela Direccão geral de Empresas (DGE) foi descoberto que a Nintendo, na década de 90 na Europa, efectuou uma serie de acordos com vista a restrição do mercado de distribuição de videojogos da marca.
Eis a noticia em concreto:
"A COMISSÃO EUROPEIA APLICA COIMAS À NINTENDO E A SETE DOS SEUS DISTRIBUIDORES EUROPEUS POR IMPEDIREM O COMÉRCIO PARALELO DE CONSOLAS FIXAS E PORTÁTEIS
Após aturadas investigações, a Comissão concluiu que entre 1991 e 1998 a Nintendo e os seus distribuidores europeus tinham acordado sobre restrições ao comércio paralelo relativo a consolas e jogos.
Representando este tipo de restrições uma infracção muito grave ao n.º 1 do artigo 81 do Tratado CE e tendo em conta a duração da infracção e as circunstâncias agravantes e atenuantes relativas a cada um dos intervenientes, a Comissão decidiu aplicar coimas num montante de 167,8 milhões de €.
Chama-se a atenção para o facto de à Concentra, que à data das infracções em causa se denominava Chaves Feist & Cia Lda, ter sido aplicada a menor das coimas. Tal deve-se ao papel passivo que desempenhou quanto à aplicação do acordo, celebrado com a Nintendo, relativo às restrições ao comércio paralelo."
Para os mais curiosos, eis um catalogo de preços de 1994:

1 comentário:
Aos anos que andava para ver como era um catálogo da altura.
Obrigado.
Quem me dera ter nascido mais cedo *shucks*.
Enviar um comentário