3.3.10

Cadernetas de cromos - Videojogos

Em princípios dos anos 90 com o mercado dos videojogos a florescer, havia diversos tipos de média a tentar lucrar com o fenómeno. Entre estes, a indústria das cadernetas de cromos. Tivemos empresas utilizando todo o tipo de artifícios para captar a atenção deste público. Assim sendo eis alguns exemplos curiosos:

Esta era a colecção de cromos oficial da Nintendo, possuía também um guia para alguns dos níveis das sagas Super Mario Bros e The legend of Zelda para o NES.





Havia também as colecções patrocinadas pela SEGA:




Corria um boato na época invocando a colecção como praticamente impossível de completar, até porque ao contrário de muitas outras não se podia encomendar cromos.

Se calhar o exemplo mais curioso era este da 'Escola das videoloucuras'. Com uma serie de figuras e personagens de uma escola fictícia (aparentemente num sentido cómico).



Já não me lembro se esta colecção tinha prémio (tal como a 'Gold Flags' com a Sega). Sinceramente também nunca percebi o termo 'videoloucuras' ... Seria porque tinha o Mário na capa? Estavam a tentar fazer apelar aos 'videojogos' ou a geração mais relacionada com o 'vídeo'? Se bem me lembro nem havia cromos com videojogos ...

E por fim, tínhamos aquelas cadernetas dedicadas a um só videojogo. Como é o caso desta com o 'Street Fighter':



Existiram muitas outras, como as do 'Pokemon'. Mas só quero chamar a atenção a estes primeiros exemplares em território Nacional. Caso se lembrem de mais alguma relacionada com videojogos, avisem, porque a minha memória é esta, mas certamente haveria outras:)

3 comentários:

Marco Cruz disse...

Infelizmente nunca tive nenhuma... Só dos cromos da bola! xDExcelente post! Cumps

Marco Cruz disse...

Em princípio este será o post do mês do Temple Games! ;)Cumps!

Anónimo disse...

olá, procuro uma cardeneta de comic horror dos 90s... a outra que procurava acabei de encontrar neste post: Escola das Videoloucuras... que nostalgias :D

a skate or die tb era uma cardeneta jeitosa/alternativa na cultura dos 90s, dá uma olhada :)